Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Curso on-line destaca a importância da comunicação saudável

Com oito encontros ao vivo, a capacitação vai trabalhar comunicação, consciência, práticas e níveis de escuta, assertividade e empatia

Publicado em 22 de Mai de 2024, 8h00. Atualizado em 2 de Jul de 2024, 10h16
Por Ascom ESMAM

O mundo digital e a explosão tecnológica geraram novas formas de se comunicar. Em outra análise, a velocidade com que chegam as informações e comandos cotidianos também vem promovendo desatenção e dificuldades na comunicação interpessoal, principalmente na escuta, confirmação e compreensão do que é transmitido. Para discutir essa realidade e buscar recursos e ferramentas que aprimorem a qualidade da comunicação na vida e no trabalho, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizará o curso Palavras que transformam - aprendendo a arte da comunicação

A ação é destinada aos profissionais que atuam nos diversos setores do Judiciário, que poderão participar de forma on-line, pela plataforma EAD ESMAM e outras tecnologias de videoconferência. As inscrições estão abertas no sistema acadêmico Tutor.

O período de ambientação para domínio da plataforma, acontece de 7 a 9 de junho de forma assíncrona, já os oito encontros ao vivo serão realizados de 10 a 21 de junho, sempre de segunda à quinta-feira, das 16h às 18h.

Participa como instrutor Victor Tapias, graduado em Direito, mestre em Psicologia, instrutor de Mindfulness pelo Centro Mente Aberta - UNIFESP, instrutor de Autocompaixão pelo protocolo Mindful Self Compassion pela San Diego University, em processo de formação em Neurocognitive Foundations for Mindfulness Teachers.  

Inscreva-se AQUI - vagas limitadas!

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – COMUNICAÇÃO E CONSCIÊNCIA 

  1. Comunicação intrarrelacional
  2. Compreendendo os padrões da sua mente
  3. Você escuta a partir do downloading do passado
  4. Como transformar a comunicação

II – A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DA COMUNICAÇÃO 

  1. Percebendo, sentindo e escolhendo como se comunicar
  2. Agindo e não reagindo
  3. Perguntando para compreender melhor
  4. Comunicação violenta como falha de expressão

III – PRÁTICAS E NÍVEIS DE ESCUTA 

  1. A teoria U e suas formas de escutar
  2. Aumentando a capacidade de escuta e de fala
  3. Entendendo as suas necessidades
  4. Vantagens da escuta no ambiente de trabalho

IV – A COMPREENSÃO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA PASSADA

  1. Superando os processos de downloading e entrando no fato da comunicação
  2. Recursos comunicativos práticos e assertivos
  3. As emoções da comunicação
  4. Focando no presente

V – IDENTIFICANDO AS NECESSIDADES E ASSUMINDO A RESPONSABILIDADE

  1. O que são necessidades?
  2. Compreendendo os sentimentos que vem junto com a fala
  3. Deixando o automatismo de lado
  4. Aprendendo a pedir desculpas pela ação e não pela culpa interna

VI – EMPATIA COMO FERRAMENTA DE ESCUTA

  1. O que é empatia
  2. Como a empatia facilita a conexão e a comunicação
  3. Conexão profunda com o interlocutor para melhores resultados diários
  4. Utilizando os 3 recursos da comunicação

VII – MEUS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO 

  1. Percebendo seu eu interior
  2. Aprendendo a dizer não com gentileza
  3. Reconhecendo o crítico interno
  4. Feedfoward e pedido sem exigência

VIII – ASSERTIVIDADE: SEJA LÍDER DE SI MESMO

  1. Criando um ambiente seguro
  2. Limitantes de uma comunicação saudável
  3. Ser direto sem ser agressivo
  4. Melhorando o ambiente para chegar ao sim consensual

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram/Threads: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800/2820


 

GALERIA DE FOTOS