Em alusão à campanha "Agosto Lilás", a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou uma série de iniciativas destinadas a ampliar a conscientização sobre a luta contra a violência doméstica e familiar direcionada às mulheres.
Na manhã de terça-feira (22/8), a Cemulher levou o programa “Homem Consciente” à Alumar, em parceria com a empresa CMPC Industrial. Na ocasião, a assistente Josemary Almeida e a psicóloga Ericka Nascimento dialogaram com os colaboradores da empresa sobre masculinidades, machismo e violência doméstica e familiar, proporcionando um momento de reflexão e interação.
Ainda no dia 22 de agosto, a Cemulher esteve presente na Escola U.E.B. Uruaiti, no bairro Ananandiba, onde, por meio do programa "Maria da Penha no Cotidiano", mães e pais de alunas e alunos da instituição puderam refletir e conversar sobre as origens, os tipos e as formas de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. A mediação foi conduzida pelo coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub, juntamente com Amanda Rolim, analista judiciária. O encontro fez parte da programação do Agosto Lilás em parceria com a empresa CMPC Industrial.
Em 23 de agosto, ocorreu uma ação do programa "Maria da Penha no Cotidiano" na Policlínica do bairro Cohatrac, onde foi discutida, com os pacientes na sala de espera, a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a Lei Maria da Penha e a sua importância no combate à violência de gênero. Por meio de vídeos e interações com o público, a assistente social Josemary Almeida e a estagiária de serviço social Beatriz Paixão, conduziram reflexões e diálogos sobre esse assunto.
A sexta-feira, 25 de agosto, foi marcada por mais uma ação da Cemulher. Nessa ocasião, a Coordenadoria levou o programa "Maria da Penha no Cotidiano" para os servidores e servidoras da empresa Manserv Logística. Em uma roda de conversa conduzida pela assistente social Josemary Almeida e pela psicóloga Ericka Nascimento, foi debatida a violência doméstica e familiar contra as mulheres, assim como a Lei Maria da Penha.
Nesta segunda-feira (28/8), ocorreu mais uma ação do Programa "Maria da Penha no Cotidiano", desta vez realizada na Faculdade Anhanguera, em São Luís-MA. A atividade foi realizada para os servidores e servidoras da instituição. Na oportunidade, a assistente social Josemary Almeida e a psicóloga Ericka Nascimento promoveram diálogos interativos sobre a violência doméstica e familiar contra as mulheres, baseando-se nas diretrizes da Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006).
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198 4373