Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Correição em Vargem Grande reduz 68% dos processos paralisados

AÇÃO

15/07/2021
Helena Barbosa

A Comarca de Vargem Grande foi submetida a uma correição geral extraordinária, no período de 28 de junho a 9 de julho, para analisar a regularidade dos serviços judiciários, o andamento dos processos, o cumprimento de atos pela secretaria judicial e orientar as equipes de trabalho da unidade.

A correição foi determinada pelo juiz Paulo de Assis Ribeiro, por meio da Portaria 2173/2021. Durante os trabalhos, foram mantidos o atendimento ao público, a distribuição processual e a realização das audiências já marcadas, sendo suspenso o agendamento de novas audiências para o período da correição. 

A última correição realizada na comarca aconteceu  em 3 de agosto de 2020, quando a Corregedoria da Justiça constatou que 78,83% do acervo processual estava parado e recomendou a elaboração e execução de um Plano de Ação para solução dos problemas detectados. 

“Dentre as atividades do plano de ação, a Corregedoria disponibilizou, por uma semana, duas servidoras com experiência em gestão de processos para auxiliar na organização e execução dos trabalhos na unidade", informou o juiz corregedor Gladiston Cutrim. 

Na correição deste ano, foi constatado que 8.906 processos estavam parados na secretaria judicial - 6.911 deles há mais de cem dias. Ao final do prazo da correição, em 9 de julho, os trabalhos correicionais resultaram na movimentação de 4.747 processos, com a redução do percentual de 68,68% dos processos paralisados; realização de 2.654 atos judiciais (despachos, decisões e sentenças); execução de 11.608 movimentações nos sistemas eletrônicos de controle processual; cumprimento de 12.085 tarefas e devolução de 104 cartas precatórias.

De acordo com o relatório parcial da correição informado pela CGJ-MA, 731 processos foram baixados durante a correição este ano, totalizando 2.244 baixados na unidade, em 2021. “Em relação a 2020, que foram baixados somente 847 processos, foi um aumento significativo (na produtividade)”, avaliou Cutrim.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS