Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Analistas discutem sobre carreira, inteligência artificial e eficiência no TJMA

Especialistas em várias áreas do TJMA apresentaram diferentes pontos do tema Analistas 4.0

Publicado em 1 de Out de 2024, 10h07. Atualizado em 1 de Out de 2024, 15h24
Por Ascom ESMAM

Profissionais de nível superior que integram o quadro de analistas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) reuniram-se, nesta segunda-feira (30), para refletir sobre as transformações tecnológicas e o papel da inteligência artificial (IA) no aprimoramento do trabalho e da eficiência judicial. A jornada alusiva ao Dia do Analista Judiciário (28/9), aconteceu no auditório do Fórum de São Luís, com transmissão para as demais comarcas, através do canal da Escola Superior da Magistratura (ESMAM(, no YouTube. 

Especialistas em várias áreas do TJMA apresentaram diferentes pontos do tema "Analistas 4.0 - Inteligência Artificial e a Eficiência da Justiça na Pós-Modernidade", aprimorando os debates sobre a carreira, gestão e inovação no Judiciário.

Estiveram presentes na abertura, o corregedor-geral de Justiça, desembargador José Luís Almeida, as desembargadoras Francisca Galiza (representando a presidência do TJMA) e Sônia Amaral (diretora da ESMAM), além do presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus-MA), George Ferreira, e  Anne Cléa Mendes Ferreira, presidente da Associação dos Analistas Judiciários (ANAJUD). Também integraram o dispositivo de honra, as juízas Marcela Lobo (secretária executiva da Associação dos magistrados - AMMA), Arianne Mendes (Grupo Maria Firmina - pela paridade de gênero na justiça estadual) e Andréa Lago (diretora do Fórum de São Luís). 

A desembargadora Francisca Galiza enalteceu o trabalho da categoria dentro do Tribunal e disse que representam uma força produtiva de grande valor para a efetivação da justiça. “São profissionais incansáveis e sempre dispostos a dar o melhor para sanear o alto volume de processos que chegam diariamente ao Judiciário. Com seu conhecimento especializado em diversas áreas, aprimoram os resultados e nos auxiliam no alcance, não de metas, mas de eficiência e qualidade. Merecem um dia especial e nos orgulhamos de poder comemorar juntos!”, reforçou.

DIFERENCIAL

O corregedor-geral de Justiça disse que o momento é relevante para discussão da carreira e do papel desses profissionais, desejou sucesso e parabenizou os presentes. “Para irmos longe, nós magistrados e magistradas, precisamos da companhia dos analistas judiciários. Em todas as comarcas onde existem analistas, podemos sentir o diferencial de sua capacidade intelectual para o bom andamento dos serviços judiciais”, enfatizou.

A desembargadora Sônia Amaral destacou a importância do tema da jornada e disse que o Judiciário não pode mais prescindir da atuação de analistas, tanto na gestão de processos quanto no atendimento à sociedade e na solução de suas demandas que crescem numa progressão geométrica. Ela acrescentou que as ferramentas tecnológicas estão revolucionando a gestão no tribunal, permitindo a otimização dos fluxos de trabalho e a melhoria nos resultados administrativos.

HOMENAGEM

De acordo com a liderança da Anajud, o evento é integrativo, uma iniciativa estratégica destinada a alinhar a atuação dos servidores e das servidoras com as demandas e desafios contemporâneos do sistema judiciário. “Em um contexto em que a tecnologia avança de forma exponencial, especialmente no campo da Inteligência Artificial, é imperativo que os profissionais do Judiciário estejam preparados para enfrentar e aproveitar essas inovações. Preparar-nos para utilizar essas tecnologias de forma eficaz é fundamental para manter a relevância e a eficiência do sistema judicial”, observou Anne Cléa.  

Receberam homenagem, com diplomas de reconhecimento de mérito funcional, analistas que ocupam cargos na direção do Tribunal: Claudio Henrique Sampaio (diretor de Informação e Automação), Amundsen Bonifácio (diretor Financeiro), Rodrigo Valente (diretor Administrativo), Maikon Murilo Pinheiro (diretor de Engenharia) e a analista bibliotecária Joseane Cantanhede, representante do Comitê de Diversidade, por coordenar a exposição “Maria Firmina dos Reis: 200 anos inspirando humanidades”, vencedora do prêmio nacional Memória do Poder Judiciário 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria “Difusão Cultural e Direitos Humanos”.

GESTÃO E INOVAÇÃO

A jornada foi aberta pelo analista judiciário e diretor administrativo do tribunal Rodrigo Ericeira Valente, que abordou "Contratos Administrativos e Plano de Contratação do TJMA", discutindo a eficiência nos processos de contratação e a importância de um planejamento estratégico na gestão de contratos.

O diretor financeiro Amudsen Bonifácio discutiu o tema "Carreiras Públicas: Uma Visão ou ilusão?". Ele trouxe dados e pesquisas sobre o interesse por concursos e empregos públicos, e como essa realidade repercute na qualidade dos serviços à sociedade. Ao final, comentou sobre inovações na gestão de recursos, automatização e controle Financeiro do TJMA, destacando os avanços na automatização dos processos financeiros, fundamentais para garantir maior transparência e controle.

Na sequência, Diana Bastos, diretora de Recursos Humanos do TJMA, apresentou a palestra "Gestão de Talentos: Atração, Retenção e Crescimento no TJMA". A diretora abordou estratégias inovadoras para a valorização e desenvolvimento dos servidores, fundamentais para enfrentar os desafios de um Judiciário cada vez mais digital e dinâmico.

Encerrando a manhã, o juiz Ferdinando Serejo abordou o "Uso de Robôs para as Demandas dos Analistas Judiciários: Como Eles Podem nos Ajudar?". A palestra discutiu como a automação pode auxiliar na execução de tarefas repetitivas, liberando os analistas para funções mais estratégicas e complexas, com maior foco no pensamento crítico e na tomada de decisões.

EFICIÊNCIA E FERRAMENTAS DE IA

Ainda falando sobre Inteligência Artificial no âmbito do Judiciário, a segunda parte da jornada teve a participação do juiz Felipe Damous, que abriu os debates da tarde com a palestra "Revolução na Justiça: ChatGPT e outras IA’s como Potencializadores da Eficiência dos Analistas Judiciários". Damous destacou a utilização crescente de ferramentas como o ChatGPT no apoio às atividades dos analistas, permitindo maior agilidade no tratamento de informações e resolução de casos.

O também analista bibliotecário, Carlos Belo, secretário-geral da escola judicial maranhense, apresentou o painel  "Capacitação Estratégica e Inteligência Artificial como Motores de Eficiência e Desenvolvimento na ESMAM", reforçando o papel da formação continuada e da IA no aprimoramento das competências dos servidores. O secretário expôs sobre as ferramentas tecnológicas que a instituição utiliza para organizar as agendas de formação e capacitação ofertadas ao público interno e externo. 

"O Analista Judiciário no Gabinete Exponencial: Inteligência Artificial como Ferramenta de Eficiência na Justiça Pós Moderna", foi o tema de conclusão do evento, apresentado pelio Juiz Rodrigo Terças.

O evento foi encerrado às 17h com uma plenária geral, onde foram discutidas e aprovadas deliberações sobre os temas abordados durante a jornada.

OUTROS CURSOS 

Além das palestras, a Jornada de Analistas Judiciários do TJMA também promoverá cursos específicos voltados ao aprimoramento técnico profissional. Entre os destaques estão o curso "Design Thinking para Analistas Judiciários(as)", que será realizado entre os dias 5 e 22 de novembro, no ToadaLab, localizado no Fórum de São Luís, com inscrições abertas de 23 a 27 de outubro.

Outro curso importante, "Ferramentas Online para Produtividade no Judiciário: PJE+R e ChatGPT", será ministrado pelo formador José de Ribamar Medeiros, no dia 1º de outubro.

DIA DO ANALISTA DO JUDICIÁRIO

O Dia do Analista Judiciário, comemorado no dia 28 de setembro, foi instituído pela Lei n.º 10.870 de 2018. A data marca a fundação da Anajud-MA, associação responsável pela representação dos analistas judiciários no estado, e reforça a importância desses profissionais para o bom funcionamento da justiça maranhense.

A Jornada de Analistas Judiciários do TJMA reafirma o compromisso do tribunal com a modernização e a capacitação contínua de seus servidores, mostrando que o futuro da Justiça está cada vez mais atrelado às inovações tecnológicas e à eficiência promovida pela inteligência artificial.

ASSISTA À II JORNADA DE ANALISTAS DO TJMA

PARTE 1 - MANHÃ

PARTE 2 - TARDE

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: esmam@tjma.jus.br

Facebook: @esmam.tjma

Instagram: esmam_tjma

Fone: (98) 3235-3231

 

GALERIA DE FOTOS