Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Inscrições abertas no evento de Inovação para um Judiciário Inclusivo

Um espaço para contribuir com a eliminação de barreiras e a garantia de acesso à Justiça

10/03/2023
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) abriu inscrições para o seminário Inovação para um Judiciário Inclusivo destinado a profissionais do TJMA e órgãos do Sistema de Justiça. O evento conta com 60 vagas e será realizado no dia 21 de março, às 8 horas, no auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), na Rua Búzios (Calhau). As inscrições para os públicos interno (TJMA) e externo podem ser feitas, gratuitamente, até 17 de março.

Inscrições para profissionais do TJMA - AQUI

Inscrições para público externo - AQUI

Com duração de 4 horas-aula, a formação acontece na modalidade presencial e será conduzida pela advogada e socióloga Laiza Neves Spagna e pelo pedagogo Rodrigo Narcizo. Os certificados serão emitidos pela ESMAM diretamente no sistema Tutor para magistrados(as) e demais profissionais do TJMA, e enviado no e-mail cadastrado, no caso do público externo. 

As iniciativas implantadas pelo programa de inovação do Judiciário maranhense, voltadas para acessibilidade, buscam superar desafios cotidianos de assegurar a ampla oferta dos serviços judiciais. A eliminação de barreiras e a garantia de acesso à Justiça está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 16 da ONU, que visa à promoção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas, proporcionando o acesso a todas e todos.

A cultura da inovação encontra base na Política de Gestão da Inovação e a Rede de Inovação do Poder Judiciário, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução 395. A norma orienta os órgãos do Judiciário na criação de laboratórios de inovação para impulsionar a adoção de metodologias e recursos tecnológicos que otimizem processos de trabalho e aprimorem a prestação jurisdicional.

TRILHA DA INOVAÇÃO NO TJMA

A programação contará com dois momentos. No primeiro, Laiza Spagna vai ministrar o tema Inovação Aberta no Judiciário; enquanto o segundo momento será destinado ao debate do tema Inovação ao Alcance de Todos.

Durante o seminário, também será lançado o projeto Trilha da Inovação Aberta do TJMA. Iniciativa que consiste numa sequência de atividades de formação, sensibilização e experimentação de métodos de inovação aberta, com foco nos profissionais do Poder Judiciário do Maranhão. O objetivo da trilha é transformar pessoas para que possam impulsionar a otimização dos processos de trabalho cotidianos e, assim, aprimorar o acesso à Justiça e posicionar o usuário como peça central na prestação dos serviços judiciais.

A proposta é democratizar o uso de métodos de inovação, com ferramentas adaptáveis a diferentes realidades, condições de trabalho e recursos disponíveis, dotando servidoras e servidores de habilidades que propiciem a atuação como agentes da modernização dos serviços. O projeto conta com outras etapas, a serem realizadas de forma híbrida, com encontros presenciais e virtuais, além da disponibilização de conteúdo digital. 

SOBRE OS FORMADORES

Laiza Spagna é servidora do Governo do Distrito Federal, advogada, socióloga e professora da Universidade Católica de Brasília, da Escola Nacional de Administração Pública e da Escola de Governo do Distrito Federal. É mestra em Sociologia Jurídica.

Rodrigo Narcizo é servidor da Agência Nacional de Aviação Civil, pedagogo e mestre em Educação e professor universitário. Integra a equipe do Escritório de Projetos da ANAC. Possui experiência em gestão de pessoas, gestão por competências, gestão do conhecimento, gestão da inovação e gerenciamento de projetos.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: esmam@tjma.jus.br
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235-3231

GALERIA DE FOTOS