Profissionais do Judiciário maranhense, familiares, convidadas e convidados que compareceram na 15ª Edição do ESMAM Cultural puderam conferir um grande espetáculo de arte e cultura. Com uma programação artística diversificada, o evento contou com a participação de artistas consagrados na cena maranhense, assim como novos talentos, que expuseram na Galeria Prata da Casa e soltaram voz no recital de poesia e apresentações musicais na Mostra de Talentos.
Presentes no evento, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Velten; e o diretor da ESMAM, desembargador José Jorge Figueiredo; ratificaram a importância do evento para a promoção da cultura maranhense e da integração de profissionais do Judiciário e lembraram que a Mostra já se consolidou no calendário anual da Justiça do Maranhão. Dentre os profissionais com carreira já consolidada, abriu os trabalhos o cantor e compositor Mano Borges, que trouxe ao palco canções que marcaram a sua carreira e embalaram gerações de maranhenses.
A Comédia Pão com Ovo roubou a cena e cumpriu a promessa de fazer o público soltar o riso, com um roteiro cheio de “fuxicos” e tratando de forma irreverente situações cotidianas de famílias maranhenses de classe média e baixa. Sempre atentos à plateia, Clarisse, Dijé, Iarde e Jacirema se revezaram no palco do ESMAM Cultural e usaram de muito improviso para interagir com o público presente.
O colorido e a animação do Grupo Lamparina contagiaram os brincantes que cantaram e dançaram sucessos de artistas da cultura popular maranhense. Uma mistura de bumba-meu-boi, forró, tambor de crioula e outros ritmos nordestinos comandada pelas intérpretes Regina, Mairla e Vitória Oliveira.
Para marcar a proposta original do ESMAM Cultural, a mostra de arte e cultura abriu espaço para os talentos do Judiciário. A Galeria Prata da Casa contou com 29 fotografias de autoria de Ana Priscila, Elaile Carvalho, Fabrício Drummond, Guilherme Sampaio, Lorena Borba, Luciana Brandão, Thiago Ramos e Wander Braga. Também estivaram em exposição as pinturas de Fabrício Drummond e Jurema Mamede.
A Prata da Casa contou, ainda, com a exposição de poemas, que foram recitados no palco do ESMAM Cultural. Quem visitou a Galeria pôde conferir os trabalhos de Lorena Borba, Antonielda Santos, Rondinele Cutrim, Linda Reis, Martina Lobato, Raimundo Nonato.
Outros profissionais da Justiça também soltaram a voz na Mostra de Talentos, interpretando canções de autoria própria ou de compositores renomados. Esta edição contou com a participação dos intérpretes Idelfonso Júnior, Elisângela Marcos, Luan Azoubel, Linda Reis, Ana Júlia e Sofia, Maria José Garcez, Izaque Botelho, Amanda Rolim, Rodrigo Valente, Mateus Rocha e Alberto Trabulsi. A discotecagem ficou por conta do DJ Leo, que também é servidor.
Mais uma vez o ESMAM Cultural teve o apoio do TJMA e esta edição contou com a parceria do Grupo Mateus, Equatorial Energia, Costa Araçagy Condomínio Clube, Potiguar, Associação dos Magistrados e Secretaria de Estado de Turismo.
Confira, aqui, o álbum de fotos da 15ª Edição.
* Fotos: Ribamar Pinheiro.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
E-mail: (esmam@tjma.jus.br)
Facebook: @esmam.tjma
Instagram: esmam_tjma
Fone: (98) 3235 3231