Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA integra debates sobre inovação e governança no XVII Consepre

Reunião nacional aborda estratégias para modernizar a atuação do Poder Judiciário e fortalecer a cooperação entre tribunais

Publicado em 8 de Out de 2025, 12h00. Atualizado em 8 de Out de 2025, 13h44
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participa do XVII Encontro Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Justiça (Consepre), realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, em Salvador (BA). A Corte maranhense é representada no evento pelo presidente, desembargador Froz Sobrinho, que integra as discussões nacionais sobre inovação, sustentabilidade, comunicação institucional e governança no Poder Judiciário.

Também participam da programação o juiz auxiliar de Relações Institucionais da Presidência do TJMA, Douglas Lima da Guia, e o assessor-chefe de Comunicação, Paulo Falcão.

AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

A abertura da programação, na segunda-feira (6/10), contou com conferência magna do ministro Luís Roberto Barroso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que proferiu palestra sobre o tema “O Poder Judiciário como agente de transformação social e ambiental”.

O ministro destacou a importância da conexão do Judiciário com as demandas da sociedade contemporânea.

“Eu gosto de dizer que o Judiciário não pode ser subordinado à opinião pública porque nós temos deveres com a Constituição, com a legislação, e tomamos decisões que, eventualmente, podem não ser as mais populares. Mas isso não quer dizer que não devamos estar sintonizados e sermos permeáveis ao que a sociedade pensa e deseja. Há um equilíbrio importante aqui e penso que sustentabilidade, inovação e inclusão são temas de preocupação da sociedade e, portanto, do Judiciário”, afirmou Barroso.

De acordo com Barroso, o Judiciário tem passado a intervir em temas sensíveis como a questão ambiental, por exemplo, por entender que se trata de direitos humanos; que a política se move por incentivos de curto prazo e nem sempre o representante político tem a vontade de enfrentar os custos do combate ao aquecimento global; e que é papel do Judiciário proteger as minorias que não tem como se defender.

Na imagem, um grupo de pessoas posa para foto em frente a um grande painel com o logotipo do XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), realizado em Salvador (BA). O grupo é composto por homens e mulheres vestidos formalmente, dispostos lado a lado, alguns sorrindo para a câmera. O fundo exibe cortinas brancas e o painel contém o nome do evento e logomarcas de apoiadores. No primeiro plano, é possível ver parte do equipamento de filmagem.

PAINÉIS TÉCNICOS E DISCUSSÕES INSTITUCIONAIS

A programação desta terça-feira (7/10) foi marcada por painéis técnicos que abordaram temas centrais para o aprimoramento da gestão judicial, como “Inovação e Governança de Inteligência Artificial”, apresentado pelo ministro Teodoro Santos (STJ); “Redes Colaborativas no Sistema de Justiça”, com o ministro Carlos Brandão (STJ); e “Projetos Sociais do CNJ”, em mesa-redonda com conselheiros e representantes da sociedade civil.

autoridades do Poder Judiciário estão sentadas lado a lado em uma mesa de reuniões durante o XVII Encontro Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Justiça, realizado em Salvador (BA). Em primeiro plano, um participante de terno escuro e gravata vermelha observa um certificado. Sobre a mesa, há bandeiras de diversos estados brasileiros e documentos. Ao fundo, outras pessoas acompanham a programação.

Também foram debatidos assuntos como Gestão em Crise, Pluralismo Jurídico e Proteção a Quilombolas e Indígenas e Sustentabilidade Jurídica. 

Os presidentes dos tribunais participaram ainda de reunião administrativa reservada com o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, voltada à integração entre as corregedorias e os tribunais estaduais.

COMUNICAÇÃO E COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Durante a programação desta terça-feira (7/10), o Consepre também discutiu a relação do Poder Judiciário com a sociedade e com a mídia, em painel conduzido pela conselheira Daiane Nogueira Lira (CNJ), pelo consultor Lucas Azevedo Borges (TJSC) e pela coordenadora de Comunicação do Consepre, jornalista Débora Diniz.

O painel destacou a importância de uma gestão estratégica e integrada da Comunicação Social no Judiciário para o enfrentamento da desinformação. A conselheira Daiane apresentou a Resolução nº 640 do CNJ, que institui a nova Política de Comunicação Social do Poder Judiciário, substituindo a norma de 2009.

Na terceira imagem, três pessoas participam de um painel do XVII Encontro Nacional do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). À direita, um palestrante está em pé, falando ao microfone, enquanto duas mulheres sentadas em poltronas acompanham atentamente. Ao fundo, o telão do evento exibe o logotipo do Consepre e a imagem de uma mulher de costas, com roupa tradicional baiana.

O novo marco estabelece diretrizes como a profissionalização das equipes de comunicação, a subordinação direta à alta direção dos tribunais e a integração entre os sistemas de governança, garantindo o alinhamento estratégico e o compartilhamento 

O encerramento do segundo dia de atividades contou com palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que abordou os desafios do Judiciário na era tecnológica. O ministro ressaltou o papel essencial das instituições na preservação dos valores constitucionais e do Estado Democrático de Direito.

“Nós vivemos uma era em que a noção de vale tudo, num certo sentido de lei da selva, se generaliza. Isso é o ethos, emanado, muito fortemente, a partir da tecnologia, que penetra nos poros da sociedade com muita intensidade e penetra no jogo institucional. Isso faz com que o Judiciário seja parte fundamental do modo como a sociedade se desenvolve, pois somos guardiões dos trilhos, das regras do jogo, dos procedimentos e dos valores substanciais plasmados na Constituição”, afirmou o Ministro.

o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino está em pé, falando ao microfone, no palco do XVII Encontro Nacional do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), em Salvador. Atrás dele, um grande painel exibe o logotipo do evento com as palavras ¿XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil ¿ CONSEPRE ¿ Salvador ¿ Bahia¿. À frente, outras autoridades estão sentadas em poltronas, ouvindo a palestra.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, apresentou ainda as iniciativas de sustentabilidade desenvolvidas pela Corte baiana, reforçando o compromisso do Judiciário com práticas responsáveis e inovadoras.

CONFIRA A CARTA DE SALVADOR (XVII Consepre)

 

Com informações e imagens dos TJAM e TJBA

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

 

GALERIA DE FOTOS