A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, no dia 12 de setembro, palestra direcionada a colaboradores da empresa Órgão Gestor de Mão de Obra (ÓGMO) – Porto do Itaqui. A atividade ocorreu a convite da analista de Gente e Gestão DHO/Pleno, Anna Júlia Freitas.
A iniciativa integrou o programa Maria da Penha no Cotidiano, que tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o Maranhão, estimulando a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, além de reforçar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A palestra foi conduzida pela assistente social Josemary Almeida e pelo servidor Davi Ferreira, que dialogaram com trabalhadores avulsos portuários e equipe administrativa do ÓGMO sobre o fenômeno da violência doméstica, os tipos de violência previstos em lei, o ciclo da violência e o funcionamento do pedido de Medidas Protetivas de Urgência Online.
Parceiro do programa Valoriza Mulher, desenvolvido pela Cemulher desde 2019, o ÓGMO fortalece, por meio de ações como essa, práticas de responsabilidade social voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres e à promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo e em sua comunidade.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde 2014, tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o Maranhão, contribuindo para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, com ênfase na responsabilidade de toda a sociedade para a erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023