Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher promove diálogo com residentes da comunidade do Coco Pirinã

Publicado em 10 de Set de 2025, 12h34. Atualizado em 10 de Set de 2025, 12h35
Por Ascom/TJMA

No dia 4 de setembro, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Cemulher/TJMA) realizou mais uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, na Associação dos Moradores do Coco Pirinã. A Cemulher é presidida pelo desembargador Cleones Cunha.

A roda de diálogo, focada na prevenção e no enfrentamento às violências contra as mulheres, foi organizada a convite de Ana Luiza Macieira, assessora especial nível 4 da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). A mediação ficou por conta de Ericka Nascimento, psicóloga, e Amanda Rolim, analista judiciária especializada em Direito, ambas integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher.

Com a participação ativa dos presentes, foram discutidos temas como a desigualdade de gênero, o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia existentes.

A Emap é uma das empresas que participa do programa “Valoriza Mulher”, criado em 2019 pela Cemulher/TJMA com o objetivo de estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para a promoção da igualdade de gênero, tanto no ambiente corporativo quanto em seu entorno.

Ao final da atividade, materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA foram distribuídos aos participantes.

SOBRE O PROGRAMA “MARIA DA PENHA NO COTIDIANO”

Desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde 2014, o programa tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas. A iniciativa busca enfatizar a responsabilidade de todos na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS