O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) por meio da Diretoria de Recursos Humanos, realizou na manhã desta segunda-feira (9/6), na sala de treinamento, 1º andar do Fórum de São Luís, abertura da 1ª edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA), um marco histórico para a gestão de pessoas no Poder Judiciário do Maranhão.
Iniciativa inédita, construída com responsabilidade e alinhada às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça, que tem como objetivo apoiar servidores/as na transição para a aposentadoria, promovendo qualidade de vida, valorização da experiência acumulada e fortalecimento dos vínculos institucionais.
O programa oferece um suporte completo, com abordagens jurídicas, financeiras, emocionais e sociais, preparando os participantes para esse novo momento com planejamento e segurança. Teve início com o primeiro módulo, dedicado aos aspectos legais da aposentadoria, incluindo tipos, regras e cálculos, conduzido pelo instrutor interno Paulo Lemos, analista judiciário do TJMA.
“Essa conquista só foi possível graças ao olhar sensível e ao comprometimento estratégico do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, que tem priorizado ações voltadas à valorização das pessoas. Com seu apoio, entregamos uma programação robusta e transformadora, à altura da dedicação de servidores/as ao longo de suas carreiras”, comentou a diretora de Recursos Humanos, Diana Bastos.
Diana Bastos acrescentou, ainda, que é importante destacar que, para garantir a tranquilidade dos participantes, a frequência ao programa será devidamente justificada pela Diretoria de Recursos Humanos, com comunicação prévia aos respectivos gestores, de forma a evitar quaisquer prejuízos funcionais.
O desembargador aposentado Bernardo Rodrigues participou da abertura e disse que o ponto fundamental, é esses servidores não se sentirem abandonados/as, e sim úteis, perceberem que ainda podem exercer atividades lucrativas, que tragam proveitos emocionais, intelectuais e até mesmo espiritual. “Eu já vinha cuidando desses aspectos quando me aposentei. É preciso que também a gente procure atividades que além de nos proporcionarem alegria, que sejam úteis para o próximo. Precisamos ter o que é necessário para a gente viver bem”, finalizou.
PROGRAMAÇÃO
A programação do mês de junho marca o início dessa jornada, mas o programa terá continuidade ao longo de todo o ano, com novas turmas e temas aprofundados.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Mais fotos no flickr de Josy Lord
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026