O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), homenageou servidores e servidoras que possuem entre 33 e 45 anos de dedicação ao serviço público, durante a solenidade de abertura da 1ª edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) do TJMA, nesta terça-feira (20/5), no Auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.
A iniciativa de promoção da valorização, bem-estar e planejamento de vida de servidores/as teve também a palestra “Maturidade Ativa: Viver com Saúde e Sentido”, com o psicólogo Eliandro Araújo, apresentação musical e outras atividades.
O dispositivo de abertura contou com a participação do coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa, desembargador Jorge Rachid; do membro do Comitê, desembargador aposentado Bernardo Rodrigues; da diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), desembargadora Sônia Amaral; da diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, juíza Andréa Perlmutter; e da diretora de Recursos Humanos do TJMA, Diana Bastos.
Também estiveram presentes o assessor de Relações Institucionais da Presidência do Tribunal, juiz Douglas da Guia, representando a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio; o diretor financeiro do TJMA, Amudsen Bonifácio; o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus-MA), George Ferreira, além de magistrados/as e servidores/as.
A diretora de RH do Tribunal disse que a iniciativa partiu da Presidência do TJMA e revelou que 68% do atual quadro do Judiciário maranhense tem mais de 40 anos de idade.
“Isso revela um panorama que não apenas mostra a riqueza de experiências que a gente acumulou ao longo do tempo, mas, também, a necessidade de planejar, com sensatez, a transição de uma geração que tanto contribuiu e contribui, ainda, para o resultado e para a reputação dessa Corte. Então, é hora de a gente cuidar do nosso futuro”, disse Diana Bastos (foto acima), acrescentando que não é um programa que se destina a apressar a aposentadoria, mas para preparar servidores e servidoras.
O desembargador Jorge Rachid (foto abaixo) elogiou o trabalho desenvolvido pela diretora de RH, Diana Bastos, e pela chefe da Divisão de Avaliação de Desempenho, Liana Bandeira Costa, para o desenvolvimento do programa.
“É um programa do ano inteiro, buscando, em todos nós, esse carinho que se precisa, de agregar o colega que está em vias de aposentadoria no contexto da sociedade, no contexto do trabalho, no contexto da sua experiência”, definiu Jorge Rachid.
HOMENAGEM
Na sequência, servidoras e servidores entre 33 e 45 anos de dedicação ao serviço público no Judiciário estadual foram chamados em grupos ao palco, onde foram homenageados pelos/as integrantes do dispositivo do evento e pelo presidente do Sindjus. O primeiro a receber a placa comemorativa foi César de Jesus Vieira (ao lado do desembargador Jorge Rachid, na foto abaixo), que trabalha há 45 anos no TJMA, atualmente na Central de Mandados de Imperatriz.
A auxiliar de serviço operacional Alexandrina de Assis (foto abaixo), com 43 anos de Tribunal, lembra que começou num tempo de equipamentos e peças que nem existem mais. “Eu vi máquina de escrever, carimbo, enceradeira”. Com plano de se aposentar em breve, ela elogiou o programa e se considera feliz com o que conseguiu no Tribunal.
Deu para criar meus seis filhos, filhos alheios, neto, agora estou criando bisneto e sou muito feliz no TJ", contou Alexandrina.
A técnica judiciária Ana Maria Pereira (de calça jeans e blusa laranja, na foto abaixo) disse que se casou e teve duas filhas durante os 43 anos em que trabalha no Fórum da capital.
Estou me sentindo muito feliz pela homenagem que o Tribunal está fazendo para os funcionários", disse Ana Maria.
José de Ribamar Machado (foto abaixo), prestes a completar 44 anos no TJMA, ainda segue firme no trabalho.
Rapaz, é bom demais, graças a Deus, mudou muito minha vida. Eu me sinto muito bem", acrescentou José de Ribamar.
Antes da apresentação da palestra, a desembargadora Sônia Amaral (foto abaixo) destacou a condução do desembargador Jorge Rachid e elogiou o Programa de Preparação à Aposentadoria.
“Nós somos seres humanos e, portanto, somos seres incompletos. Por isso, não podemos entender nunca que, a determinada altura da nossa vida, ela está findada, porque nós nunca nos completamos, nunca findamos. E vocês podem ter a convicção da importância de vocês, de todos nós, no Sistema de Justiça”, afirmou a magistrada.
“A maturidade é um dom, a maturidade te traz uma perspectiva de vida única, e isso é insubstituível”, acrescentou Sônia Amaral.
PALESTRA
O psicólogo e analista judiciário do TJMA Eliandro Araújo (foto abaixo) explicou que a preparação para a aposentadoria – que não existia antes – é uma etapa dentro da área de gestão de pessoas, da mesma forma como o servidor ou servidora recebe uma atenção especial ao ingressar no quadro do Judiciário. Falou sobre indicadores importantes para preparar a saída com qualidade: planejamento financeiro, planejamento de vida, conexões e outros.
“Ao se pensar num programa estruturado, a gente visa qualidade de vida, saúde mental e suporte para as pessoas que estão deixando a organização. Então, quem deixa a organização, leva também a história dela. E isso para a gente é muito importante, porque é a memória viva do órgão”, destacou.
Com a palestra “Maturidade Ativa: Viver com Saúde e Sentido”, disse que o programa tem a intenção de valorizar as pessoas que fizeram sua história e sua vida no TJMA, inclusive na vida pós-trabalho e de outras etapas.
“Saúde mental, saúde física, gestão dos adoecimentos, conexão social – talvez seja um dos elementos mais importantes. Então, se eu saio do órgão, perco a conexão, eu preciso me conectar com outros espaços, porque isso é sobrevida também”
O evento teve ainda ações voltadas à saúde, bem-estar, como massoterapia e aferição de pressão arterial, e foi encerrado com a apresentação do Coral Vozes da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi/Uema).
O PPA está alinhado à Resolução CNJ nº 526/2023 e às Resoluções GP nº 27 e nº 45/2024, integrando a Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. Estruturado em seis módulos temáticos, o programa abordará temas como saúde física e mental, planejamento financeiro, conexões sociais, questões previdenciárias e atividades pós-aposentadoria.
Veja álbum de fotos do evento.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024