Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA homenageia servidores em Programa de Preparação à Aposentadoria

Primeira edição da iniciativa de promoção da valorização, bem-estar e planejamento de vida de servidores/as teve também palestra e apresentação musical

Publicado em 20 de Mai de 2025, 13h45. Atualizado em 21 de Mai de 2025, 7h58
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), homenageou servidores e servidoras que possuem entre 33 e 45 anos de dedicação ao serviço público, durante a solenidade de abertura da 1ª edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA) do TJMA, nesta terça-feira (20/5), no Auditório Desembargadora Madalena Serejo, no Fórum de São Luís.

A iniciativa de promoção da valorização, bem-estar e planejamento de vida de servidores/as teve também a palestra “Maturidade Ativa: Viver com Saúde e Sentido”, com o psicólogo Eliandro Araújo, apresentação musical e outras atividades.

O dispositivo de abertura contou com a participação do coordenador do Comitê de Acompanhamento da Política de Atenção à Pessoa Idosa, desembargador Jorge Rachid; do membro do Comitê, desembargador aposentado Bernardo Rodrigues; da diretora da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (Esmam), desembargadora Sônia Amaral; da diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, juíza Andréa Perlmutter; e da diretora de Recursos Humanos do TJMA, Diana Bastos.

Também estiveram presentes o assessor de Relações Institucionais da Presidência do Tribunal, juiz Douglas da Guia, representando a diretora-geral do TJMA, juíza Ticiany Gedeon Palácio; o diretor financeiro do TJMA, Amudsen Bonifácio; o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus-MA), George Ferreira, além de magistrados/as e servidores/as.

A diretora de RH do Tribunal disse que a iniciativa partiu da Presidência do TJMA e revelou que 68% do atual quadro do Judiciário maranhense tem mais de 40 anos de idade.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com diretora de RH. A foto mostra a diretora, mulher de meia-idade, com cabelos castanhos ondulados e óculos, falando em um microfone enquanto está em pé atrás de um púlpito transparente. Ela veste uma blusa branca, um casaco/cardigã cor de mostarda e um lenço estampado no pescoço. Atrás dela, uma tela de projeção exibe informações sobre um evento intitulado "PALESTRA | HOMENAGENS" e "Abertura da 1ª Edição do Programa de Preparação à Aposentadoria". À esquerda, algumas pessoas estão sentadas assistindo à apresentação. O ambiente é um auditório.

“Isso revela um panorama que não apenas mostra a riqueza de experiências que a gente acumulou ao longo do tempo, mas, também, a necessidade de planejar, com sensatez, a transição de uma geração que tanto contribuiu e contribui, ainda, para o resultado e para a reputação dessa Corte. Então, é hora de a gente cuidar do nosso futuro”, disse Diana Bastos (foto acima), acrescentando que não é um programa que se destina a apressar a aposentadoria, mas para preparar servidores e servidoras.

O desembargador Jorge Rachid (foto abaixo) elogiou o trabalho desenvolvido pela diretora de RH, Diana Bastos, e pela chefe da Divisão de Avaliação de Desempenho, Liana Bandeira Costa, para o desenvolvimento do programa.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com desembargador Jorge Rachid. A foto mostra o desembargador, homem idoso, vestido com um terno escuro e gravata, falando em um microfone em um púlpito transparente. Ele está fazendo um discurso. Ao fundo, à direita, há uma tela de projeção com o texto "PALESTRA | HOMENAGENS". À esquerda, algumas pessoas estão sentadas assistindo. O ambiente é em um auditório.

“É um programa do ano inteiro, buscando, em todos nós, esse carinho que se precisa, de agregar o colega que está em vias de aposentadoria no contexto da sociedade, no contexto do trabalho, no contexto da sua experiência”, definiu Jorge Rachid.

HOMENAGEM

Na sequência, servidoras e servidores entre 33 e 45 anos de dedicação ao serviço público no Judiciário estadual foram chamados em grupos ao palco, onde foram homenageados pelos/as integrantes do dispositivo do evento e pelo presidente do Sindjus. O primeiro a receber a placa comemorativa foi César de Jesus Vieira (ao lado do desembargador Jorge Rachid, na foto abaixo), que trabalha há 45 anos no TJMA, atualmente na Central de Mandados de Imperatriz.

Foto horizontal da abertura do PPA, com servidor César de Jesus. A foto mostra quatro pessoas em primeiro plano em um evento. No centro, um homem de camisa e calça jeans segura um objeto circular e está sorrindo. Ao lado dele, um homem de terno escuro e gravata também sorri. À esquerda, uma mulher de conjunto branco e outra de blusa azul e calça branca observam. Ao fundo, uma tela de projeção mostra parte do texto "PALESTRA | HOMENAGENS" e "Abertura do Programa de Preparação". O ambiente é um palco de evento.

A auxiliar de serviço operacional Alexandrina de Assis (foto abaixo), com 43 anos de Tribunal, lembra que começou num tempo de equipamentos e peças que nem existem mais. “Eu vi máquina de escrever, carimbo, enceradeira”. Com plano de se aposentar em breve, ela elogiou o programa e se considera feliz com o que conseguiu no Tribunal.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com servidora Alexandrina. A foto mostra três pessoas em destaque, em um evento. No centro, uma mulher de blusa branca de renda e óculos, possivelmente de origem africana, está recebendo uma placa ou medalha com os dizeres "MERITUS" e o logotipo "TJMA" de uma mulher à esquerda, que veste um vestido estampado em tons de marrom e vermelho. Ambas estão sorrindo. À direita, um homem de camisa salmão também segura uma placa semelhante. O ambiente é uma cerimônia de reconhecimento.

Deu para criar meus seis filhos, filhos alheios, neto, agora estou criando bisneto e sou muito feliz no TJ", contou Alexandrina.

A técnica judiciária Ana Maria Pereira (de calça jeans e blusa laranja, na foto abaixo) disse que se casou e teve duas filhas durante os 43 anos em que trabalha no Fórum da capital.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com servidora Ana Maria no grupo. A foto mostra um grupo de dez pessoas, adultas e de diversas idades (com a maioria parecendo ser idosa), em pé em fila em um palco ou plataforma. Todos estão segurando placas. O ambiente é um evento formal, com um tapete estampado no chão e uma tela de projeção ao fundo (parcialmente visível). As pessoas estão vestindo roupas casuais, variando de camisas polo a vestidos estampados.

Estou me sentindo muito feliz pela homenagem que o Tribunal está fazendo para os funcionários", disse Ana Maria.

José de Ribamar Machado (foto abaixo), prestes a completar 44 anos no TJMA, ainda segue firme no trabalho.

Foto horizontal do PPA do TJMA, com servidor José de Ribamar. A foto mostra duas pessoas em primeiro plano: uma mulher à esquerda e um homem à direita. A mulher veste um vestido estampado com padrões geométricos em tons de marrom e vermelho, e sorri para a câmera. O homem usa óculos escuros, veste uma camisa listrada e segura uma placa ou medalha com os dizeres "MERITUS" e o logotipo "TJMA". Ambos estão em um evento formal, de  reconhecimento.

Rapaz, é bom demais, graças a Deus, mudou muito minha vida. Eu me sinto muito bem", acrescentou José de Ribamar.

Antes da apresentação da palestra, a desembargadora Sônia Amaral (foto abaixo) destacou a condução do desembargador Jorge Rachid e elogiou o Programa de Preparação à Aposentadoria.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com a desembargadora Sônia Amaral. A foto mostra a desembargadora, mulher de meia-idade, vestindo um vestido estampado, falando em um microfone enquanto está em pé atrás de um púlpito transparente. Atrás dela, há uma tela de projeção exibindo informações sobre o programa, com o título "PALESTRA | HOMENAGENS" e "Abertura da 1ª Edição do Programa de Preparação à Aposentadoria (PPA)". A tela também menciona "Legado e Futuro: construindo novos caminhos" e logotipos do TJMA e do Poder Judiciário do Estado do Maranhão. O ambiente é um auditório.

“Nós somos seres humanos e, portanto, somos seres incompletos. Por isso, não podemos entender nunca que, a determinada altura da nossa vida, ela está findada, porque nós nunca nos completamos, nunca findamos. E vocês podem ter a convicção da importância de vocês, de todos nós, no Sistema de Justiça”, afirmou a magistrada.

“A maturidade é um dom, a maturidade te traz uma perspectiva de vida única, e isso é insubstituível”, acrescentou Sônia Amaral.

PALESTRA

O psicólogo e analista judiciário do TJMA Eliandro Araújo (foto abaixo) explicou que a preparação para a aposentadoria – que não existia antes – é uma etapa dentro da área de gestão de pessoas, da mesma forma como o servidor ou servidora recebe uma atenção especial ao ingressar no quadro do Judiciário. Falou sobre indicadores importantes para preparar a saída com qualidade: planejamento financeiro, planejamento de vida, conexões e outros.

Foto horizontal da abertura do PPA do TJMA, com psicólogo Eliandro Araújo. A foto mostra um homem, de óculos e barba, vestindo uma camisa polo branca e calça jeans, em pé no canto esquerdo, segurando um microfone e gesticulando com a outra mão. Ele está falando para uma plateia. À direita, há uma audiência sentada em fileiras de cadeiras em um auditório. A maioria das pessoas na plateia parece ser de meia-idade ou idosa. No chão, à frente da plateia, há um símbolo de acessibilidade para cadeirantes.

“Ao se pensar num programa estruturado, a gente visa qualidade de vida, saúde mental e suporte para as pessoas que estão deixando a organização. Então, quem deixa a organização, leva também a história dela. E isso para a gente é muito importante, porque é a memória viva do órgão”, destacou. 

Com a palestra “Maturidade Ativa: Viver com Saúde e Sentido”, disse que o programa tem a intenção de valorizar as pessoas que fizeram sua história e sua vida no TJMA, inclusive na vida pós-trabalho e de outras etapas.

“Saúde mental, saúde física, gestão dos adoecimentos, conexão social – talvez seja um dos elementos mais importantes. Então, se eu saio do órgão, perco a conexão, eu preciso me conectar com outros espaços, porque isso é sobrevida também”

O evento teve ainda ações voltadas à saúde, bem-estar, como massoterapia e aferição de pressão arterial, e foi encerrado com a apresentação do Coral Vozes da Universidade Aberta Intergeracional (Unabi/Uema).

Foto horizontal do PPA do TJMA. A foto mostra um coral, composto principalmente por mulheres, em um palco. Elas estão vestindo uniformes que consistem em blusas azuis de manga comprida e saias longas com um padrão azul e branco. Há um homem de costas para a câmera, também vestido com um padrão azul e branco, que está conduzindo o coral e tocando um teclado musical à sua frente. As pessoas no coral parecem ser de idade avançada.

O PPA está alinhado à Resolução CNJ nº 526/2023 e às Resoluções GP nº 27 e nº 45/2024, integrando a Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário. Estruturado em seis módulos temáticos, o programa abordará temas como saúde física e mental, planejamento financeiro, conexões sociais, questões previdenciárias e atividades pós-aposentadoria.

Veja álbum de fotos do evento.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS