A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, entre os dias 7 e 20 de maio, uma série de ações informativas com colaboradoras da empresa Fribal, em alusão ao Dia das Mães.
As atividades foram promovidas nas unidades e lojas da empresa localizadas nos bairros Calhau, Pedrinhas, Ponta D’Areia, Santa Efigênia, São Cristóvão, Maiobão, Paranã e Cruzeiro do Anil, alcançando um total de 82 mulheres.
Durante os encontros, a equipe técnica da Cemulher compartilhou orientações sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), medidas protetivas de urgência, canais de denúncia e a rede de serviços de apoio às mulheres em situação de violência. Também foram esclarecidas dúvidas e ouvidos relatos das participantes.
As ações foram realizadas a convite da especialista em Desenvolvimento Humano Organizacional da Fribal, Larissa Silva, no âmbito do programa Maria da Penha no Cotidiano, executado junto às empresas parceiras da Cemulher no programa Valoriza Mulher.
Criada em 2019, a iniciativa estimula o setor empresarial a adotar práticas de enfrentamento à violência de gênero e promoção da igualdade no ambiente corporativo e em seu entorno. Ao final de cada ano, empresas participantes são reconhecidas com a placa “Valoriza Mulher”.
Participaram das atividades o coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub; a psicóloga Ericka Nascimento; a analista judiciária Amanda Rolim; a assistente de informação Vitória Sousa; e o estagiário de Pedagogia Davi Silva.
Ao fim das rodas de diálogo, foram distribuídos folders informativos produzidos pela equipe técnica multidisciplinar da Coordenadoria.
PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO
Desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde 2014, o programa tem como objetivo difundir a Lei Maria da Penha em todo o estado do Maranhão, contribuindo para a mudança de comportamentos e atitudes baseadas em desigualdade de gênero, e promovendo a corresponsabilidade no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026