O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador Froz Sobrinho, e do juiz coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária (NGF/TJMA), juiz Douglas Lima da Guia, participou nesta sexta-feira (16/5), de visita técnica ao Quilombo da Liberdade, em São Luís, durante a programação do Encontro da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), organizado pelo Sebrae, com a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Celso Gonçalo.
A visita teve o objetivo de fortalecer o diálogo institucional para a promoção de políticas públicas sensíveis às realidades das comunidades quilombolas, considerando a história, a cultura e os desafios enfrentados pela comunidade tradicional do bairro.
O TJMA tem atuado na Liberdade com ações de regularização fundiária, por meio do programa Registro para Todos, para a garantia de direitos de centenas de famílias residentes no bairro, reconhecido como o maior quilombo urbano da América Latina. A atuação do Judiciário maranhense já resultou, até junho de 2024, na entrega de quase 300 títulos de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia e à segurança jurídica para moradores da Liberdade.
As entregas fazem parte da implementação do Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas (Solo Seguro Favela), regulamentado pelo Provimento 158/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que garante a posse legal dos imóveis em nome dos legítimos ocupantes, com prioridade para mulheres, conforme previsto na Lei 13.465/2017.
Durante a visita, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, participou da Rota Cultural do Quilombo Liberdade, reconhecendo a importância simbólica e prática da região, bairro onde ele próprio foi criado. A presença do desembargador, que também liderou pessoalmente as entregas de títulos em junho de 2024, reafirma o compromisso do Judiciário maranhense com o fortalecimento dos direitos sociais, a valorização das identidades quilombolas urbanas e a justiça social.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023