Poder Judiciário//Mídias/Notícias

TJMA participa de Rota Cultural no Quilombo da Liberdade durante Encontro DAF

Evento objetiva fortalecer diálogo institucional para promoção de políticas

Publicado em 16 de Mai de 2025, 15h30. Atualizado em 19 de Mai de 2025, 8h01
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do presidente, desembargador Froz Sobrinho, e do juiz coordenador do Núcleo de Regularização Fundiária (NGF/TJMA), juiz Douglas Lima da Guia, participou nesta sexta-feira (16/5), de visita técnica ao Quilombo da Liberdade, em São Luís, durante a programação do Encontro da Diretoria de Administração e Finanças (DAF), organizado pelo Sebrae, com a participação do presidente do Conselho Deliberativo, Celso Gonçalo.

A visita teve o objetivo de fortalecer o diálogo institucional para a promoção de políticas públicas sensíveis às realidades das comunidades quilombolas, considerando a história, a cultura e os desafios enfrentados pela comunidade tradicional do bairro.

A imagem mostra cinco pessoas posando para uma foto ao ar livre, em frente a um prédio de cor clara com detalhes em verde, amarelo e azul. À esquerda, há uma faixa vertical branca com texto colorido e um logotipo circular com figuras humanas estilizadas em várias cores. O texto na faixa inclui letras grandes e abaixo "Feira de Empreendedores do Quilombo Urbano Liberdade".  Da esquerda para a direita, as pessoas são:  Um homem de pele clara, com cabelos escuros e curtos, vestindo uma camisa rosa listrada, calças jeans escuras e sapatos pretos. Uma pessoa caracterizada como cazumba, personagem do bumba meu boi, figura mascarada, vestindo uma fantasia vibrante e colorida com franjas e fitas em tons de laranja, amarelo, verde e rosa. A máscara é verde com detalhes em vermelho e amarelo, cobrindo completamente o rosto e a cabeça. O desembargador froz sobrinho: homem de pele clara, com cabelos grisalhos, vestindo um blazer azul marinho sobre uma camisa branca e calças cáqui. Uma mulher com um turbante colorido em tons de amarelo, laranja e verde, vestindo uma blusa branca com detalhes bordados e uma saia longa e florida em tons de amarelo e rosa. Ela usa colares coloridos e brincos. Um homem de pele morena, com cabelos escuros e curtos, vestindo um blazer azul marinho sobre uma camiseta branca e calças escuras. Ele usa tênis brancos. As pessoas parecem estar sorrindo para a câmera. Ao fundo, observa-se parte da fachada do prédio, incluindo uma porta gradeada e um muro com arame farpado no topo. O chão é de concreto ou asfalto. O céu parece nublado.

O TJMA tem atuado na Liberdade com ações de regularização fundiária, por meio do programa Registro para Todos, para a garantia de direitos de centenas de famílias residentes no bairro, reconhecido como o maior quilombo urbano da América Latina. A atuação do Judiciário maranhense já resultou, até junho de 2024, na entrega de quase 300 títulos de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia e à segurança jurídica para moradores da Liberdade.

As entregas fazem parte da implementação do Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas (Solo Seguro Favela), regulamentado pelo Provimento 158/2023 da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), que garante a posse legal dos imóveis em nome dos legítimos ocupantes, com prioridade para mulheres, conforme previsto na Lei 13.465/2017.

Durante a visita, o presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, participou da Rota Cultural do Quilombo Liberdade, reconhecendo a importância simbólica e prática da região, bairro onde ele próprio foi criado. A presença do desembargador, que também liderou pessoalmente as entregas de títulos em junho de 2024, reafirma o compromisso do Judiciário maranhense com o fortalecimento dos direitos sociais, a valorização das identidades quilombolas urbanas e a justiça social.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS