Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA destaca ações afirmativas em alusão ao Orgulho LGBTQIA+

Dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Publicado em 27 de Jun de 2025, 11h13. Atualizado em 27 de Jun de 2025, 11h16
Por Asscom/TJMA

Durante todo ano, o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio do Comitê de Diversidade e em parceria com instituições públicas e privadas, realiza ações e sensibilizações antidiscriminatórias em prol da garantia de direitos ao público LGBTQIA+. As iniciativas constituem desdobramentos do Programa “LGBTfobia não é opinião, é crime!”, coordenado pelo Comitê, e são voltadas ao público interno (magistrados/as e servidores/as) e ao público externo (escolas públicas) como SENAI e SESI. 

A coordenadora do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Silva Carvalho, destaca que o papel do órgão é gerar políticas públicas a grupos vulnerabilizados e integrar as instituições parceiras. “As ações conjuntas integram uma estratégia contínua de promoção de direitos humanos, inclusão e combate à discriminação no âmbito do Judiciário. Temos, cada um, nossas peculiaridades e, dentro do que somos ou escolhemos, merecemos ser aceitos e respeitados”, pontuou. Entre as ações destacam-se as realizadas neste primeiro semestre: 

INCLUSÃO E QUALIFICAÇÃO

Tendo em vista a capacitação e inserção da população LGBT no mercado de trabalho, o TJMA, por meio do Comitê de Diversidade e em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), e as empresas Montisol e Rodapé Filmes, promoveu, no mês de junho, o curso profissionalizante de Elétrica, que teve a formatura dos alunos na última sexta-feira (20/6); e o curso “Cinema Trans: da Ideia à Execução”, iniciado este mês e com previsão de término em agosto. 

A imagem retrata um grupo de pessoas reunidas em uma sala de aula ou auditório, predominantemente vestindo camisetas brancas com a inscrição "CINEMA TRANS". O ambiente é bem iluminado, com iluminação de teto e um projetor pendurado. Há cadeiras com mesas em estilo escolar dispostas em fileiras.Detalhes da imagem:Pessoas: A maioria das pessoas na imagem parece ser adulta, e há uma mistura de gêneros e etnias. Grande parte delas está sentada nas cadeiras, enquanto algumas estão em pé no fundo da sala.Vestuário: A camiseta "CINEMA TRANS" é um elemento unificador, indicando que o grupo está associado a um projeto ou curso com esse nome. A estampa na camiseta parece ter cores vibrantes, possivelmente tons de azul e rosa, que são frequentemente associados à bandeira da comunidade transgênero.Ambiente:Paredes: As paredes são de cor clara, possivelmente bege ou branco.Móveis: As cadeiras e mesas são pretas, no estilo de mobiliário de sala de aula.Equipamentos: Um projetor de teto é visível, sugerindo que o espaço é utilizado para apresentações ou aulas. Há também um ar-condicionado na parede direita.Fundo: Ao fundo, há uma porta e algumas informações afixadas na parede, mas não são legíveis.Expressões: A maioria das pessoas está olhando para a câmera, e algumas delas estão sorrindo, transmitindo uma atmosfera de engajamento e positividade.A imagem, dada a inscrição nas camisetas e o ambiente, sugere que é uma fotografia de uma turma ou grupo participante de um curso ou evento relacionado a "Cinema Trans

Para a vice-procuradora-chefe do MPT, Renata Océa, os cursos trazem uma proposta inovadora. “Quando o projeto sobre o curso de cinema foi apresentado eu achei muito interessante, porque por mais que estudemos sobre esses grupos, agora será mostrado pelo viés e pelo olhar de quem vive”, ressaltou. 

A imagem mostra um grupo de 11 pessoas, aparentemente em um ambiente interno bem iluminado, possivelmente uma sala de aula ou centro de treinamento, com um piso de madeira clara e um teto com iluminação embutida. Ao fundo, há uma parede com a inscrição "ONDA DA CRIATIVIDADE" e outra parede com um padrão vazado em branco.As pessoas na foto são compostas por sete mulheres e quatro homens, a maioria jovens, posando para a câmera. Muitas delas estão segurando certificados.Em destaque:Pessoas em pé (da esquerda para a direita):Uma mulher de cabelos encaracolados e camiseta branca, segurando um certificado.Uma jovem com camiseta branca e óculos, segurando um certificado.Uma jovem com camiseta preta e calça escura, segurando um certificado.Um jovem com camiseta branca e calça xadrez clara, segurando um certificado.Uma jovem com camiseta branca e calça jeans, segurando um certificado.Uma mulher loira de óculos, blusa floral azul e rosa, e calça jeans escura, que parece ser uma instrutora ou responsável.Uma mulher com camiseta branca, calça preta e sapatilhas, segurando um certificado.Uma mulher com camiseta branca, calça jeans e chinelos, segurando um certificado.Pessoas agachadas/sentadas (da esquerda para a direita):Um homem de óculos, camisa social branca, calça escura e tênis coloridos. Ele está segurando um certificado.Um homem jovem com camiseta branca, shorts e tênis claros, segurando um certificado.Um homem com camiseta azul escura com a palavra "SENAI" em destaque, calça escura e tênis. Ele está sorrindo para a câmera.A atmosfera da imagem é de celebração e realização, provavelmente indicando a conclusão de um curso ou treinamento, como sugerido pelo título original da imagem "Alunos na formação do Curso de Elétrica (2).jpg".

GARANTIA DE DIREITOS 

Outra iniciativa alusiva ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi a sensibilização que teve como objetivo atender uma demanda da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), para ampliar a qualificação no atendimento às pessoas LGBTQIA+ privadas de liberdade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A palestra foi direcionada a servidores(as) e funcionários(as) e aconteceu no dia 18 de junho. Na oportunidade, foram apresentados avanços na conquista dos direitos da população trans e os projetos desenvolvidos pelo Comitê de Diversidade, por meio de ações inclusivas e antidiscriminatórias como o Mutirão Trans, voltado à retificação e regularização de registro civil e o Casamento Comunitário LGBT, que teve sua última edição em maio deste ano. 

A imagem mostra um grupo de aproximadamente 20 a 25 pessoas em pé, posando para uma foto em frente ao que parece ser a entrada de uma instituição penitenciária. O dia está claro e ensolarado.Detalhes do ambiente:Fundo: A parte principal do fundo é uma grande porta ou portão metálico de cor azul escuro, que se estende por toda a altura da parede. Acima e nas laterais da porta, há paredes claras, possivelmente de concreto, com uma textura um pouco rugosa.Mural/Logotipo: À direita do portão azul, há um mural pintado na parede com o brasão da "POLÍCIA PENAL" em tons de amarelo e marrom claro.Sinalização: À esquerda do portão, há uma placa ou totem vertical com logotipos, incluindo um que parece dizer "MARANHÃO" e "SEAP". Abaixo da placa, há uma pequena parte de uma estrutura em azul e verde.Segurança: Acima das paredes, na parte superior da imagem, é possível ver arame farpado (concertina) e o topo de um muro, elementos comuns em instalações de segurança.Chão: O grupo está em pé em uma área pavimentada, possivelmente concreto ou asfalto. Há marcações de trânsito pintadas no chão em amarelo e azul escuro, incluindo uma seta amarela apontando para a direita.Detalhes das pessoas:Vestuário: As pessoas no grupo vestem uma variedade de roupas, mas muitas parecem estar em uniformes ou trajes de trabalho. Há indivíduos usando camisetas de cores escuras (verde-oliva, azul-marinho), algumas com insígnias ou logos. Algumas mulheres usam blusas brancas e calças escuras, e uma mulher no centro veste um jaleco branco, sugerindo uma função de saúde ou administrativa. Há também alguns homens de camisa social e calça.Composição: O grupo é composto por homens e mulheres de diversas idades.Postura: Todos estão olhando para a câmera, a maioria com expressões sérias ou neutras, mas alguns sorriem levemente.A imagem, dado o título "Sensibilização no Complexo Penitenciário de Pedrinhas (2).jpg" e os elementos visuais (portão, brasão da Polícia Penal, arame farpado), sugere que o grupo está participando ou realizando uma atividade de "sensibilização" dentro ou nas proximidades de uma unidade prisional. Considerando a localização atual em São Luís, Maranhão, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas é um local conhecido.

O encontro também contou com a presença do defensor público Fábio Carvalho, dos servidores e membros do Comitê de Diversidade, Joseane Cantanhede, João Paulo Cordeiro e Wilson Carvalho, além de gestores da unidade prisional.

DIA DO ORGULHO LGBTQIA+

Neste sábado (28/06), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data tem como marco a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, após uma batida policial no bar Stonewall Inn, frequentado por pessoas LGBT. O dia é lembrado como forma de celebrar a luta pelos direitos e respeito à comunidade. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS