Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA marca presença no I Fórum da Mulher Empreendedora Lençóis Munim, em Axixá

Evento reuniu lideranças femininas para debater empreendedorismo, equidade de gênero e enfrentamento à violência contra a mulher

Publicado em 6 de Jun de 2025, 11h06. Atualizado em 6 de Jun de 2025, 11h09
Por Ascom/TJMA

No dia 29 de maio, no município de Axixá, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) participou do I Fórum da Mulher Empreendedora Lençóis Munim.

A iniciativa foi promovida pelo Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEM) e pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Maranhão (FAEM), com apoio do SEBRAE/MA e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O evento teve como objetivo estimular e fortalecer o empreendedorismo feminino na região dos Lençóis Munim.

A programação incluiu painéis com empreendedoras bem-sucedidas da região, que compartilharam suas trajetórias inspiradoras; debates sobre formas de empreender com equilíbrio emocional; além da palestra magna “Mulheres que lideram, negócios que crescem”, ministrada pela empresária Jacira Haickel.

Representando a Cemulher/TJMA, a analista judiciária de Direito Amanda Rolim apresentou a palestra “Direitos (proteção), empoderamento e protagonismo feminino”. Em sua fala, abordou pontos fundamentais da Lei Maria da Penha, como os conceitos e tipos de violência doméstica e familiar, bem como as medidas protetivas de urgência previstas na legislação. 

Também foram discutidas as causas estruturais da violência de gênero e destacados os princípios do empoderamento feminino definidos pela ONU Mulheres, essenciais para o avanço da igualdade de gênero. Ao final, empresárias brasileiras que são referência de superação e liderança, como Zica de Assis e Luíza Trajano, foram citadas.

A Cemulher/TJMA é presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha Seabra, que tem atuado na promoção de políticas voltadas à proteção e valorização das mulheres em situação de violência no Estado.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS