A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão (DTIC/TJMA) e a Coordenadoria do Processo Judicial Eletrônico (Pje) informam que a atualização do sistema PJe (1º e 2º Graus), realizada no período de 20/2 (quinta-feira), às 20h, a 24/2 (segunda-feira), às 14h, demandou procedimentos complexos, que exigiram maior tempo de indisponibilidade para execução dos ajustes necessários. A versão foi atualizada da 2.2.0 para 2.5.4, contemplando diversas melhorias e correções.
No dia 14 de fevereiro, o Poder Judiciário cientificou a todos os entes do sistema de Justiça, por meio de ofícios remetidos à Defensoria Pública, Ministério Público, CNJ, Associação dos Magistrados, Secretaria de Segurança Pública e OAB/MA.
As unidades também esclarecem que os problemas enfrentados após a migração se devem a questões relacionadas à infraestrutura necessária para a expansão e desempenho adequado, sendo a maioria de natureza infraestrutural, não decorrentes da atualização efetuada ou de falhas na aplicação PJe.
Atualmente, estão em andamento trabalhos de ampliação do banco de dados; ajustes em máquinas virtuais (VMs) e implantação de réplicas, fatores essenciais para garantir estabilidade e eficiência no sistema. Esse processo, por sua natureza, demanda tempo e impacta diretamente a performance do PJe.
A Portaria Conjunta Nº 9/2025, de 14 de fevereiro de 2025, e a Portaria Conjunta Nº 11/2025, de 24 de fevereiro de 2025, dispuseram sobre a antecipação do Plantão Judiciário Estadual e a prorrogação dos prazos processuais no período de 21 a 24 de fevereiro de 2025, como medida para mitigar eventuais prejuízos aos usuários do sistema.
A nova versão implementada apresenta significativas melhorias, novos recursos e saneamento de erros, incluindo:
Além das alterações mencionadas, foram efetivadas mais de 300 outras atualizações, entre funcionalidades, melhorias e correções.
De acordo com a Diretoria, a instabilidade que o PJe tem apresentado desde o dia 24/2 tem origem direta no ambiente do CNJ, em especial, no Single Sign-On (SSO) e em outros serviços externos, como o Diário de Justiça Nacional e o Domicílio Judicial Eletrônico. O CNJ forneceu certidão de indisponibilidade acerca dos problemas, que afetaram todos os Tribunais.
Tanto a Coordenadoria do PJe quanto a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação estão empenhadas em solucionar eventuais erros e efetivar ajustes necessários para assegurar a plena estabilidade do sistema, em cumprimento ao princípio da transparência e buscando assegurar celeridade processual e melhoria contínua dos serviços oferecidos pelo PJe.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO