Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário leva campanha de valorização à pessoa idosa ao arraial do Ipem

Por meio do Comitê de Diversidade do TJMA, foram esclarecidas dúvidas e realizadas ações da campanha desenvolvida nos últimos meses

Publicado em 15 de Jul de 2024, 9h46. Atualizado em 15 de Jul de 2024, 11h30
Por Ascom/TJMA

Na noite da última quinta-feira (11/7), o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) esteve presente no stand direcionado ao judiciário maranhense no arraial do Ipem. A iniciativa teve o objetivo de apresentar e esclarecer à população sobre os principais serviços da Justiça. O Comitê de Diversidade aproveitou o momento para ampliar a divulgação da campanha  “Valorize a Pessoa Idosa – Presente e Futuro – proteja o (a) idoso(a) hoje, amanhã será você”.

A campanha é um desdobramento da sensibilização que o Comitê, em parceria com a Vara Especial do Idoso, da Divisão Psicossocial e da Ascom do TJMA, promoveu no mês de junho, conhecido como Junho Violeta, direcionado ao combate à violência contra os (as) idosos (as). 

Com o intuito de impulsionar o combate ao etarismo e reconhecer a importância do acolhimento ao idoso (a) na promoção do lazer e da cultura, em parceria com a Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJMA, foram distribuídos kits sustentáveis ao público, estimulando o debate sobre o tema durante a ação. 

De acordo com a coordenadora adjunta do Comitê de Diversidade, juíza Elaile Carvalho, a iniciativa “contribui para uma maior aproximação a esse público que faz parte de um dos eixos de atuação da Política Judiciária de Diversidade no contexto do combate ao etarismo”, ressaltou. 

A juíza Elaile Carvalho, servidora Conceição Cadilhe e outros membros do comitê durante ação de distribuição de kits sustentáveis no arraial

“Esta mobilização é uma forma de mostrar que o idoso (a) precisa de lazer e de cultura. O Comitê de Diversidade está de parabéns por esse olhar de valorização. É gratificante ver a alegria dos idosos que receberam os kits durante a ação”, foi dessa forma que a servidora integrante do Comitê de Diversidade, Conceição Cadilhe, de 72 anos, avaliou a importância da ação.

DIREITO DO IDOSO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

O arraial do Ipem é um espaço de promoção à cultura e ao lazer, um direito assegurado aos idosos e fator fundamental para assegurar a participação social desse público. A trabalhadora autônoma Marilene Campos, de 63 anos, destacou a necessidade de debater sobre o direito da pessoa idosa em espaços públicos. “Estou trabalhando e me divertindo. Em plena 'ativa'. Eu faturo com o meu trabalho e também aproveito a festa”, disse.

Marilene Campos durante programação do arraial do Ipem

O acolhimento da família é essencial nessa fase da vida e também foi um elemento destacado durante a campanha. Para Marcelo Pereira, que levou seus pais para prestigiar a festa, cuidar da pessoa idosa é um dever da família e da sociedade. “Temos que cuidar de nossos idosos. Foi meu pai que pediu para vir ao Arraial e nós atendemos de prontidão. Ele gosta de sair, passear e eu acho isso muito importante para eles dois”, falou Marcelo Pereira, se referindo à senhora Marion , de 80 anos, e o senhor Epaminondas Pereira, de 82 anos.

Além da abordagem direta ao público, o stand do Judiciário reproduziu vídeos educativos com orientações de proteção à pessoa idosa e esclareceu dúvidas acerca dos direitos referentes a esta população.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS