Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA divulga resultado final da Certificação Selo Verde 2023

Premiação será realizada na sexta-feira (7/6), durante o encerramento da Jornada da Sustentabilidade

Publicado em 5 de Jun de 2024, 11h18. Atualizado em 6 de Jun de 2024, 10h33
Por Ascom/Tjma

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Coordenadoria de Material e Patrimônio e Divisão de Administração de Material, divulga o resultado final da 4ª edição da Certificação Selo Verde, referente ao ano-base de 2023. A iniciativa, desenvolvida em colaboração com a Coordenadoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, objetiva incentivar o consumo racional de materiais de expediente administrativo, promovendo práticas sustentáveis dentro do Judiciário maranhense.

Instituída pela Resolução-GP nº 63/2019, a Certificação Selo Verde busca reconhecer as unidades judiciais e administrativas que adotaram práticas sustentáveis e contribuíram significativamente para a redução do consumo de materiais. Para o ano de 2023, a Portaria Conjunta nº 26, de 3 de julho de 2023, estabeleceu uma meta de redução de 25% no consumo geral de materiais.

Das 529 unidades com metas definidas, 403 (76,18%) atingiram ou superaram as metas estabelecidas, em esforço coletivo em prol da sustentabilidade e da eficiência no uso de recursos públicos.

RESULTADO FINAL - SELO VERDE 2023

SELO VERDE ESMERALDA

A premiação deste ano resultou em 59 setores com o Selo Verde Esmeralda, concedido às unidades que apresentaram os maiores índices de redução de consumo, superando as expectativas na adoção de práticas sustentáveis. Para receber o Selo Verde Esmeralda, as unidades devem alcançar uma redução de consumo superior a 30% das metas estipuladas.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A certificação Selo Verde é parte integrante das ações do TJMA para promover o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao Plano de Logística Sustentável (PLS/TJMA). A iniciativa visa a redução de custos, o uso sustentável de recursos naturais, a promoção de contratações sustentáveis, a sensibilização e capacitação do corpo funcional.

Para 2023, as metas definidas objetivaram promover a redução no consumo de materiais, reforçando o compromisso do Judiciário com a eficiência dos gastos públicos e a adoção de práticas que minimizem o impacto ambiental.

CERTIFICADOS VIRTUAIS

Para facilitar o reconhecimento das unidades contempladas, os certificados virtuais foram disponibilizados para download. Os gestores das unidades podem acessar os certificados através dos seguintes links (disponíveis para acesso somente por meio das credenciais institucionais):

SELO VERDE

SELO VERDE ESMERALDA

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

GALERIA DE FOTOS