Em alusão ao Dia Laranja, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) realizou, no último dia 25 de abril, uma atividade junto a alunos e alunas do turno noturno do Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP). A ação aconteceu a convite de Patrícia Rodrigues, assistente da Diretoria.
Celebrado a cada dia 25 do mês, o Dia Laranja alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas. Sendo uma cor vibrante e positiva, o laranja representa um futuro livre de violência contra mulheres e meninas, convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela causa, não só uma vez ao ano, no dia 25 de Novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres), mas todos os meses.
O diálogo com os alunos e alunas de cursos profissionalizantes foi conduzido por Arthur Darub, coordenador administrativo da Cemulher/TJMA, com a participação da psicóloga Ericka Nascimento, integrante da equipe técnica multidisciplinar da Coordenadoria e teve como foco o público masculino.
Na ocasião, foram discutidas as diversas formas de violência contra as mulheres e o papel dos homens no enfrentamento à violência doméstica. Ao final da atividade, foram distribuídos folders informativos do programa “Homem Consciente”, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os impactos de comportamentos sexistas e violentos nas relações domésticas e familiares, como forma de prevenção às violências contra as mulheres.
O Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP) é uma das vinte empresas participantes, atualmente, do programa “Valoriza Mulher”.
PROGRAMA VALORIZA MULHER
Criado em 2019 pela Cemulher/TJMA, o programa tem o intuito de estimular empresas a desenvolverem ações voltadas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero, tanto no ambiente corporativo quanto no seu entorno, certificando ao final de cada ano as empresas participantes com a placa “Valoriza Mulher”, em reconhecimento às suas ações.
Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023