Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Ouvidoria da Mulher e CEMULHER participam de Encontro de Ouvidorias

Evento foi realizado na sede do TJSC

27/11/2023
Ascom/TJMA

O presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher (CEMULHER/TJMA), desembargador Cleones Cunha, e a ouvidora da Mulher do TJMA, Danyelle Bitencourt, participaram do II Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres-COJUM, realizado entre os dias 22 e 24 de novembro, sediado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis.

O II Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (COJUM) contou com a participação de diversas Ouvidoras Judiciais das Mulheres do país, contando com apresentação de palestras e troca de experiências vivenciadas pelas ouvidorias, contribuindo para o aprimoramento das ações nas diferentes situações de combate à violência contra a mulher.

Entre os temas tratados no evento, foram realizadas as palestras “Norteadores para a escuta humanizada de mulheres vítimas de violência doméstica”, ministrada pela psicóloga (UFSC) Andréia Isabel Giacomozzi; “Procedimento de recebimento, análise e resposta da manifestação”,  realizada pela juíza do TRE-CE e vice-presidente do COJUM, Kamile Moreira Castro.

A presidente do COJUM, desembargadora do TRT-4 Tânia Regina Silva Reckziege, enfatizou que  “a troca de experiências tem nos auxiliado a uniformizar a forma de lidar com diferentes situações que podem ser de violência moral, sexual, ou até chegar ao pior, que é o feminicídio.”

Para a ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Maranhão, Danyelle Bitencourt, o II Encontro do COJUM trouxe temas de grande importância para o aprimoramento da atuação das ouvidorias judiciais das mulheres de todo o país. “O evento promoveu, ainda, importante troca de conhecimentos e de experiências muito importantes para uma necessária uniformização de procedimentos”, avaliou.

O encontro encerrou na sexta-feira (24/11) com a apresentação da Carta de Florianópolis, documento no qual estão elencadas todas as propostas que visam fortalecer o trabalho das Ouvidorias das Judiciais das Mulheres. 

CONTATE A OUVIDORIA DA MULHER

O contato com a Ouvidoria da Mulher pode ser feito por meio de formulário eletrônico ou pelo telefone (98) 3198-4770 e Whatsapp (98) 98506-8033. Além disso, ainda é possível contactar a Ouvidoria pelo e-mail ouvidoriadamulher@tjma.jus.br e/ou Balcão Virtual. 

Para atendimento presencial, basta dirigir-se à sede da Ouvidoria na Rua de Nazaré, n. 58, Centro. 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS