Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CEMULHER promove ações na Semana da Justiça pela Paz em Casa

Judiciário promoveu a 24ª Semana da Justiça pela Paz em Casa em todo o país

30/08/2023
Ascom/TJMA

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER/TJMA) promoveu ações voltadas ao combate da violência doméstica e familiar durante a 24ª semana do programa Justiça Pela Paz em Casa, realizada em todo o país no período de 14 a 18 agosto. As ações foram direcionadas para a comunidade em geral, com o objetivo de promover conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres.

No dia 15 de agosto, em São José de Ribamar, foi realizada uma “Blitz Educativa” nas ruas da cidade, com o apoio da Diretoria do Fórum e o Núcleo Psicossocial, por meio do programa “Maria da Penha no Cotidiano”, que visa conscientizar a população para o enfrentamento à violência doméstica e apresentar a rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Durante a atividade estiveram presentes o coordenador administrativo da CEMULHER, Arthur Darub, as estagiárias Beatriz Paixão e Raiane Silva (Serviço Social), e o estagiário Davi Silva (Pedagogia).

Em prosseguimento à programação, no dia 16 de agosto, a CEMULHER levou o programa “Homem Consciente” para o Fórum Desembargador Lauro Berredo Martins, em São José de Ribamar. Na ocasião, o juiz Júlio Praseres realizou a abertura do evento em que, seguidamente, a analista judiciária Amanda Rolim (Direito) e a psicóloga Edla Ferreira dialogaram com as servidoras e os servidores da comarca sobre masculinidades, machismo e violência doméstica e familiar contra as mulheres, por meio de um momento de troca de experiências e reflexão.

Já no dia 17 de agosto, foi realizada uma ação do programa “Homem Consciente” no Complexo Penitenciário de São Luís, na Unidade de Pedrinhas, onde foram discutidas questões como masculinidades, violência doméstica e familiar contra as mulheres e a importância da Lei Maria da Penha com os internos dessa unidade. A atividade foi conduzida pela psicóloga Edla Ferreira e pela analista judiciária Amanda Rolim, e contou com a realização de dinâmicas, com a participação ativa do público por meio de seus relatos, questionamentos e experiências, proporcionando reflexões sobre a violência de gênero entre os internos.

No dia 18 agosto, a semana do programa “Justiça Pela Paz em Casa” foi finalizada com uma ação do programa “Maria da Penha no Cotidiano” na U.E.B. Rosa de Saron, localizada na comunidade do Cajupari, por meio de uma roda de conversa com mães e pais dos alunos e alunas da instituição. O diálogo foi conduzido pela assistente social Josemary Almeida e pelas estagiárias de Beatriz Paixão e Raiane Silva, no qual foi discutido sobre a presença da violência doméstica e familiar contra as mulheres no cotidiano e a importância de seu enfrentamento, além de ressaltada a relevância da Lei Maria da Penha e esclarecidas dúvidas do público sobre essa legislação.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS