Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA realiza roda de conversa sobre autismo

A iniciativa integra a programação do projeto Bem-Estar no Judiciário

12/04/2023
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) realiza roda de conversa, nesta sexta-feira (14), sobre o tema “Por que será que meu(minha) filho(a) age assim? Compreendendo alguns comportamentos de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista)”, com a psicóloga Bruna Soares Pires. O evento acontecerá das 15h às 17h, no Salão Ecumênico do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau).

A iniciativa integra a programação do projeto Bem-Estar no Judiciário, com o intuito de promover qualidade de vida a magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as). O projeto é desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos.

A roda de conversa sobre o autismo faz parte da Semana de Conscientização do Espectro Autista, com o objetivo de esclarecer sobre o assunto e contribuir para o fim do preconceito e da discriminação em relação a crianças e adultos que apresentam uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

AUTISMO

No mundo, existem cerca de 70 milhões de pessoas autistas. No Brasil, são quase 2 milhões e, no Maranhão, a estimativa é de 7 mil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), durante este mês, várias atividades são realizadas pelo Judiciário com o intuito de informar a população. Uma das ações promovidas foi a gravação de depoimentos com histórias de servidores e servidoras, pais e mães de crianças com TEA, sobre desafios, lições e conquistas juntos aos filhos(as). Os vídeos foram divulgados nas redes sociais do TJMA.

PROJETO BEM-ESTAR

O “Bem-Estar no Judiciário” é um programa que atua como estratégia de promoção de qualidade de vida no Poder Judiciário, através de ações educativas e assistenciais em saúde multidisciplinar.

Neste processo dinâmico, o projeto tem buscado um caráter permanente e de proximidade, alcançando magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) de 1º e 2º Graus do Poder Judiciário maranhense, além de se comprometer com a justiça social por meio do engajamento em campanhas solidárias.

As ações do programa também integram o programa Justiça de Proximidade, da Alta Administração do Judiciário que, nesta semana, atende as comarcas de Vitória do Mearim, Viana, Matinha e Penalva, até o dia 13 de abril, com atendimento médico e de enfermagem.

A gestão do Bem-Estar no Judiciário está sendo realizada pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA através da Coordenadoria de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial e suas divisões.

Confira AQUI a programação completa.
 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

GALERIA DE FOTOS