Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Lourival Serejo é homenageado pela Assembleia com a Medalha Manuel Beckman

18/11/2022
ALEMA

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) homenageou, nessa quinta-feira (17), o desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Lourival Serejo, com a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’, maior honraria concedida pela Casa. A sessão solene foi conduzida pelo chefe do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB), que destacou a vasta cartela de serviços prestados pelo magistrado ao Maranhão. A comenda foi proposta pelo deputado Duarte Jr. (PSB).

Othelino Neto falou sobre a importância do reconhecimento ao desembargador Lourival Serejo, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (2020-2022) e, atualmente, preside a Academia Maranhense de Letras (AML).

“O desembargador Lourival Serejo tem muitos serviços prestados não só ao Judiciário maranhense, mas, também, no campo cultural. Por isso, a entrega desta comenda, que é o reconhecimento máximo do Poder Legislativo e uma justa homenagem à sua história e contribuição ao nosso estado”, afirmou o parlamentar.

O deputado Duarte Jr., autor da solicitação da medalha, disse que a homenagem também se estende a todo o Poder Judiciário e instituições de Justiça. “O desembargador Lourival Serejo tem uma carreira brilhante como educador e pensador do Direito. Foi professor, promotor, juiz e, hoje, desembargador. É por essa razão que, contemplando e reconhecendo toda essa brilhante trajetória, concedemos a honraria mais importante da Casa”, afirmou o parlamentar.

No incício de sua fala, o desembargador Lourival Serejo agradeceu ao deputado Duarte Jr. pela proposta de condecoração, aos demais deputados e deputadas que aprovaram a indicação e ao deputado Othelino Neto pela sua participação como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, em especial, exaltando sua postura respeitosa durante o período em que esteve como presidente do Tribunal de Justiça.  "Honra-me estar ocupando, pela primeira vez, esta tribuna da cidadania, nesta Casa que personifica a República, a federação brasileira e abriga em tom exponencial a liberdade de expressão e o apostolado político maranhense", disse o magistrado.

Em seu discurso, Serejo afirmou receber o reconhecimento do Parlamento Estadual com muita satisfação e sentimento de responsabilidade. "É um reconhecimento da minha carreira profissional, sempre marcada pela ética e responsabilidade”, declarou.

O magistrado também ressaltou a importância de se relembrar a história de Manoel Beckman na atualidade. "Pelo período de incerteza em que vivemos nos últimos meses, falar em Manoel Beckman, protomártir da nossa independência, é falar de resistência e de liberdade, esta o bem maior que todos os povos almejam. E quando essa aspiração elevada do gênero humano se vê ameaçada, todos se irmanam para garantir a sua preservação assegurada pelo cultivo da democracia e do estado democrático de direito", disse. 

Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do TJMA, desembargador Ricardo Duailibe, os deputados estaduais Arnaldo Melo (PP), Mical Damasceno (PSD), Fábio Braga (Solidariedade) e Wellington do Curso (PSC), além do secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão (PSB); o deputado Themístocles Filho, presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e vice-governador eleito, o presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA),  juíz Holídice Barros, entre outras autoridades.

Desembargador Lourival Serejo recebe a medalha, observado pelo presidente da Alema, Othelino Neto, e pelo secretário Sebastião Madeira

BIOGRAFIA

O desembargador Lourival de Jesus Serejo Sousa nasceu na cidade de Viana, na Baixada Maranhense. Filho de Nozor Lauro Lopes de Sousa e Isabel Serejo Sousa. 

Formou-se em Direito, no ano de 1976, especializando-se em Direito Público pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1980, e, posteriormente, em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão e presidente da Academia Maranhense de Letras.

Acesse AQUI o discurso na íntegra do desembargador Lourival Serejo.

 

Con informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa do Maranhão
 

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS