Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conselho Penitenciário apresenta demandas do sistema prisional ao TJMA

Publicado em 13 de Jul de 2022, 13h00. Atualizado em 14 de Jul de 2022, 9h14
Por Juliana Mendes

Nessa segunda-feira (12), o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten Pereira, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, reuniram-se com os membros do Conselho Penitenciário Estadual (COPEN), para tratar sobre demandas relacionadas à execução penal e ao sistema prisional. Na ocasião, também aconteceu a posse do desembargador Ronaldo Maciel, coordenador-geral da Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF/TJMA), como membro titular do COPEN.

Participaram da reunião a presidente do COPEN, Susan Lucena, subsecretária da Mulher; o secretário estadual de Administração Penitenciária, Murilo Andrade; o defensor público geral do Estado, Gabriel Furtado; o promotor de Justiça da Execução Penal, Pedro Lino Curvelo; o juiz titular da 2ª VEP, Fernando Mendonça; os juízes auxiliares da Presidência do TJMA Márcio Brandão e José Nilo Ribeiro, e demais membros do COPEN.

Na oportunidade, a presidente do Conselho, Susan Lucena, apresentou aos membros da Mesa Diretora do Judiciário algumas demandas administrativas relacionadas a unidades judiciais que atuam na execução penal, tratando sobre virtualização de processos, expedição de guias de execução, entre outros.

Os membros do Conselho também destacaram a necessidade de realização de forças-tarefa para avaliação de processos que envolvem presos(as) provisórios(as). Os desembargadores Paulo Velten e Froz Sobrinho informaram que o Judiciário e instituições parceiras organizarão mutirões no mês de agosto, inicialmente voltados para avaliação dos processos envolvendo presos(as) das unidades prisionais de Chapadinha e Bacabal. 

O presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, também pontuou o desenvolvimento de projetos e estudos voltados à melhoria da execução penal no Estado, como a criação da 3ª Vara de Execuções Penais na capital. “O Judiciário está comprometido em garantir uma boa gestão na área de execução penal de forma ordinária, realizando estudos e identificando os gargalos”, observou.

POSSE

Na ocasião, o Conselho Penitenciário empossou o desembargador Ronaldo Maciel como membro titular, representando a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do sistema carcerário (UMF/TJMA). 

A presidente do COPEN, Susan Lucena, e outros membros, pontuaram a contribuição que o desembargador terá junto ao Conselho, tendo em vista sua experiência como magistrado na área criminal, com uma atuação comprometida e pautada em posicionamentos recentes. “Temos certeza que o desembargador Ronaldo Maciel será um parceiro comprometido com a execução do trabalho do COPEN”, frisou a presidenta. 

Também participaram da reunião e posse o defensor público Bruno Dixon de Almeida; a advogada Karol Carvalho, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB_MA); a representante da Secretaria de Direitos Humanos, Camila da Silva Portela; a representante do Conselho Regional de Serviço Social, Sanyse Campos Sabino; o representante do Conselho da Comunidade na Execução Penal, Gerson Lelis; e a representante do Ministério Público Federal, Thayná Freire de Oliveira.

Acesse o álbum completo da reunião no link disponível na imagem abaixo: 

Reunião com membros do Conselho Penitenciário

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br 

(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS