Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA define projeto de modernização para próximos cinco anos

A elaboração do projeto foi desenvolvida por meio de consultoria técnica do Grupo Falconi

Publicado em 25 de Abr de 2022, 12h00. Atualizado em 25 de Abr de 2022, 15h27
Por Danielle Limeira

Com o objetivo de promover uma ampla transformação na gestão administrativa do Poder Judiciário maranhense, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concluiu a elaboração do projeto de modernização e aprimoramento da gestão administrativa e financeira. Nessa sexta-feira (22), o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, recebeu o projeto na íntegra, durante reunião com representantes do Grupo Falconi, magistrados e servidores, no gabinete da Presidência.  

O projeto - que teve início de construção em maio de 2021 - foi elaborado por meio do Grupo Falconi (Empresa Falconi Consultores S/A), empresa especializada em gestão administrativa, contratada para prestar consultoria técnica ao TJMA para execução do projeto, com atuação em quatro frentes de trabalho: Revisão da Estratégia 2021/2026, Gestão da Receita e Despesa, Gestão de Risco e Compliance e Controle e Captura dos Resultados.

Para o presidente da Corte estadual, desembargador Lourival Serejo, contratar o Grupo Falconi para auxiliar no processo de modernização da máquina administrativa do Tribunal de Justiça foi imprescindível para o êxito na elaboração do projeto.

“Ao longo desses meses todos, eles trabalharam, apesar da pandemia, com afinco, atingindo todas as diretorias e coordenadorias, analisando todo o funcionamento do Judiciário, para criar uma unidade de trabalho e de propósito, por até cinco anos de gestão. Todas as diretrizes foram traçadas minuciosamente e a Falconi deu um impulso muito grande na modernização do Tribunal de Justiça e de toda a estrutura do Judiciário maranhense”, afirmou o presidente.

O consultor de resultados do Grupo Falconi, Mauro Eustáquio, explicou que estabelecer um planejamento estratégico para cinco anos, com enfrentamentos e esforços para melhorias na gestão das receitas dos gastos de compliance não é uma atividade trivial.  “Isso requereu um esforço muito grande de todas as diretorias e de muitos servidores e servidoras envolvidos nesse trabalho, mas que, hoje vemos o resultado de uma forma muito concreta”, frisou.

Para Eustáquio, a acolhida do Tribunal e de sua presidência foi um fator crucial para que o projeto tivesse o maior êxito possível. “Entendemos que foi uma caminhada muito bem sucedida e que essa jornada de implantação, tanto do planejamento estratégico, e agora especialmente, dos projetos estratégicos que decorrem do planejamento estratégico vão levar o tribunal para outros patamares de resultados”, afirmou o representante da Falconi, concluindo que “foi uma quebra de paradigma importante, todo Tribunal e a sociedade maranhense vão colher frutos desse avanço”.

De acordo com José Flausino S. Faria, representante do Grupo Falconi, que acompanhou de perto o trabalho em São Luís, o projeto foi uma construção “a quatro mãos”, com envolvimento de muitos profissionais com conhecimentos diversos. “O nosso grande legado é deixar toda a essa estruturação de longo prazo para o Tribunal. E agora, com o escritório de projetos, será dado mais um passo para a fase de execução”, ressaltou.

Também estavam presentes na reunião de entrega do Projeto, o juiz auxiliar da Presidência, Angelo Antonio Alencar dos Santos; o juiz corregedor, Márcio Castro Brandão; o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão Carvalho; a diretora de Auditoria Interna, Jurema Mamede de Paiva e a chefe da Divisão de Planejamento, Bianca Giordana Pinto Soares.

SOBRE O PROJETO

O Projeto de Modernização da Gestão Administrativa do Poder Judiciário do Maranhão teve como foco a celeridade, eficiência e resultados. 

A Revisão da Estratégia consistiu no direcionamento dos esforços para os principais objetivos de curto, médio e longo prazo da Instituição para o período de 2021 à 2026 e contou com iniciativas como: levantamento dos projetos e iniciativas atuais TJMA; categorização das iniciativas nos objetivos estratégicos; distribuição das iniciativas/projetos com base em critérios de priorização; e, revisão do Plano e Mapa Estratégico TJMA.

Como produtos e entregas do projeto podem ser destacadas: definição da identidade organizacional do TJMA; definição das metas audaciosas dos projetos estratégicos para o ciclo 2021-2026; estruturação e início da implementação dos projetos de incremento da Receita; estruturação de metas e planos de ação para otimização dos gastos do TJMA; mapeamento e classificação dos riscos atuais e elaboração o plano de mitigação de riscos e elaboração do manual de Compliance e revisão das políticas relacionadas ao Compliance.

Fotos da Reunião (abaixo) em álbum no Flickr:

Presidente do TJMA recebe projeto de modernização e aprimoramento de gestão

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4300

GALERIA DE FOTOS