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Projeto de Modernização da Gestão avança com a frente de Despesas

22/07/2021
Juliana Mendes

O Poder Judiciário do Maranhão está dando continuidade ao “Projeto de Modernização da Gestão Administrativa com foco em eficiência e resultados”, por meio de consultoria técnica com empresa especializada em gestão administrativa. O projeto avançou para a segunda frente de trabalho, que é a Gestão Financeira das despesas e receitas, desenvolvida de maio a agosto, envolvendo levantamentos, definição e negociação de metas e elaboração de planos de ação, entre outros. 

De acordo com a consultoria técnica do Grupo Falconi, o trabalho atual consiste na otimização das despesas das Diretorias e Comarcas, com ações de melhoria nas estruturas de trabalho, sistemas, pessoas e processos que alavanquem os principais resultados e possibilitem maior investimento. “O objetivo da Frente de Despesa é implementar uma sistemática de Planejamento e Controle de despesas nas Comarcas e Áreas Administrativas, buscando a otimização dos gastos do Tribunal de Justiça do Maranhão”, informam.

Nessa fase, a equipe de consultores realizou três workshops com gestores do Poder Judiciário – líderes de pacote e gestores técnicos – durante o mês de junho. Os pacotes foram divididos nas áreas de Infraestrutura; Recursos Humanos; Utilidades; Serviços Médicos, Comunicação e Viagens; Serviços Terceirizados; Tecnologia da Informação e Comunicações; Material de Consumo e Permanente; Transporte; Serviços Bancários e Adiantamentos; e Serviços Terceirizados – Segurança. 

Até o momento, foram definidos os Pacotes (agrupamento de rubricas similares), os líderes desses pacotes e os gestores técnicos. Os líderes de pacotes são responsáveis pela visão horizontal dos gastos do seu pacote e os gestores técnicos são responsáveis por conduzir as análises técnicas nas rubricas designadas, identificando oportunidades de redução e propondo as metas de redução. 

Segundo os consultores técnicos, o objetivo é implantar o Gerenciamento Cruzado, segundo o qual os gastos serão analisados na visão das Unidades (centros de custos) e na visão do Pacote (contas), tornando o gerenciamento das despesas mais eficaz no âmbito do Judiciário estadual. “Atualmente, os gestores técnicos estão levantando dados e identificando oportunidades nas rubricas”, explica a consultora Priscila Silva. 

A próxima etapa consiste na definição dos gestores de unidade, que serão responsáveis pelas metas de redução de despesas e pelos planos de ação no último nível do desdobramento – que são as unidades judiciais ou administrativas (comarca, diretoria, etc). “Além de novas metas, o trabalho também implica em manter as reduções de despesas que já foram observadas nas unidades durante o período de trabalho remoto em razão da pandemia da Covid-19”, ressalta.

PROJETO

O Projeto de Modernização da Gestão Administrativa foi iniciado no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão em abril deste ano, lançado pelo desembargador Lourival Serejo, presidente do TJMA, com duração de oito meses entre as fases de planejamento, captura, controle e apresentação de resultados. O objetivo é utilizar as melhores referências em gestão pública e privada para atender à demanda da Alta Administração do TJMA em relação à revisão do Planejamento Estratégico; à melhoria da eficiência financeira em receitas e despesas; e à implementação da Gestão de Riscos e Compliance.

Dividido em três partes, o trabalho contemplou inicialmente a definição das prioridades do Tribunal, por meio da revisão do Planejamento Estratégico para o período de 2021-2026, em conformidade com os macrodesafios e indicadores dispostos na Resolução Nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fase concluída no mês de junho de 2021.

A segunda parte (atual) contempla a modernização da gestão administrativa com foco em eficiência e resultados, prevendo a geração de recursos para viabilizar as melhorias planejadas através da eficientização da arrecadação e de seus processos, bem como otimização das despesas das Diretorias e Comarcas.

A terceira parte do projeto vai atuar por meio da implementação da Gestão de Risco e Compliance, para prevenção do desvio de conduta e aperfeiçoamento dos mecanismos de controle, com o fim de mitigar os riscos institucionais e operacionais do Poder Judiciário.

Como objetivos específicos esperados para o projeto estão a correlação entre os objetivos estratégicos atuais e as metas de gestão do biênio 2021/2022 que direcionarão a organização para resultados de curto médio e longo prazo para o período de 2021 a 2026; qualificação do gasto público; redução da evasão de receitas; implementação da gestão de risco e Compliance; implementação de sistemas de controle de despesas desdobrados nos principais processos de trabalho do TJ; capacitação da equipe do Tribunal para dar continuidade a esse trabalho; e valorização dos servidores por meio de uma gestão moderna.

Agência de Notícias do TJMA

asscom@tjma.jus.br

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