Poder Judiciário/Mídias/Notícias

UMF divulga projeto ChatBot em mais cinco municípios

21/06/2021
Ascom/TJMA

A Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão (UMF) do Tribunal de Justiça do Maranhão finalizou mais uma etapa de divulgação do projeto ChatBot. Desta vez, a equipe da unidade esteve em cinco municípios: Porto Franco, Davinópolis, Imperatriz, Açailândia e Santa Inês. Foram visitadas sete unidades prisionais e uma socioeducativa.

A ferramenta – um projeto pioneiro referente ao sistema carcerário no Brasil – é um software que estabelece uma conversa entre o usuário e um programa de computador da UMF, por meio do aplicativo Telegram (@umfchatbot), no qual podem ser feitas todas as solicitações de informações referentes às condições de processos judiciais, saúde prisional, medidas socioeducativas, dentre outros programas em que a UMF atua.

A UMF, coordenada pelo desembargador Marcelo Carvalho Silva, segue o planejamento anual de divulgação do projeto que beneficia o público que busca orientações e soluções para cidadãos privados de liberdade. O chefe da Divisão Estrutural Técnica, Dalton Luís Melo, e o servidor Jesus Martins visitaram as cidades para divulgação do ChatBot da UMF, um dos seis projetos inscritos pelo TJMA na 18ª edição do Prêmio Innovare.

Para o desembargador Marcelo Carvalho Silva, esse é o mais novo meio de comunicação, por meio do qual a UMF/TJMA dará um passo gigantesco rumo à celeridade da Justiça para os que procuram ter sua dignidade restabelecida.

#PraCegoVer #PraTodosVerem. Imagem colorida. Foto de servidores da Unidade de Monitoramento Carcerário do Tribunal de Justiça do Maranhão, ao lado de duas funcionárias de uma unidade prisional, na parte interna da unidade. São dois homens e duas mulheres na foto, todos com máscara. Atrás dos quatro, há um cartaz pendurado numa parede, onde se lê: "Acesse a UMF" e outras informações sobre atendimento.

Além do ChatBot, a unidade, que conta também com a atuação do coordenador substituto, juiz Marcelo Silva Moreira, e da coordenadora executiva, Thaís Muniz, amadurece cada vez mais o nome da UMF como órgão parceiro, buscando melhorias para todos do sistema prisional.

Mais informações sobre o projeto e outras ações da UMF podem ser obtidas pelo site www.tjma.jus.br/hotsite/umf ou pelos telefones (098) 3232-4133/6744/5776.

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS