A Divisão Médica do Tribunal de Justiça do Maranhão está atendendo em esquema diferenciado até o dia 17 de março – principalmente em casos de suspeita de Covid-19 – em razão da suspensão das atividades presenciais, judiciais e administrativas, do Poder Judiciário estadual, determinada pela Portaria-GP – 1952021, assinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, por causa da elevação de casos da doença e da alta ocupação de leitos de UTI no Estado, de acordo com informes epidemiológicos divulgados pelas autoridades estaduais de Saúde.
O coordenador de Serviço Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, José Luís Nascimento Araújo, atende, exclusivamente por mensagens de WhatsApp, pelo telefone (98) 99171 6501, às terças, quintas e sextas, das 8h às 12h, para tirar dúvidas, orientar magistrados e servidores em casos de suspeita de Covid-19, quanto a quadro clínico, exames e receita inicial do Protocolo para Covid-19.
E desde a segunda-feira (8) e até o dia 17, os profissionais de saúde da Divisão Médica também atendem servidores e magistrados por telefone, videoconferência ou trabalho remoto, a depender da situação apresentada.
Os que apresentarem sintomas gripais ou assemelhados devem entrar em contato com a médica Edna Lemos, pelo serviço de Teleorientação, pelo número (98) 98414-4524, a partir das 15h. Preferencialmente, também, para sintomas gripais, outra forma de contato é por videoconferência, com a médica Léa Coutinho, este previamente agendado por meio do suporte Salus, no serviço Sentinela do Portal do Poder Judiciário. O médico André Luiz também atende por videoconferência, às terças.
Serviços de teleorientação em psiquiatria são prestados em horários agendados por meio do sistema Salus, para atendimento pelo médico Luiz Eduardo, pelo número (98) 98401-8945, a partir das 9h, e pela médica Graça Souto, pelo telefone (98) 99176-4491, a partir das 14h.
O médico André Luiz e as médicas Maíra Cristina e Pollyana Soares, da Junta Médica, estão em trabalho remoto, por meio do qual analisam documentos e realizam perícias por vídeo, se necessário, nesse período de suspensão das atividades presenciais.
A pediatra Luciana Vaz atende, presencialmente, somente aos meninos e meninas da Casa da Criança.
A psicóloga Ingrid Rodrigues, responsável pelos vídeos da campanha Saúde no Judiciário, com informações e orientações sobre cuidados durante a pandemia, será acionada pela Junta Médica, quando necessário.
A chefe em exercício da Divisão Médica, Vânia Martins, auxilia a Junta Médica nas demandas administrativas e demais solicitações.
Outros profissionais do setor atuam em suporte a médicos e prestando informações por e-mail, quando acionados. Os telefones de contato são o (98) 98445-4595 e o (98) 99137-3565.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br