A Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão alerta que o alto índice de ausências em consultas tem comprometido a eficiência dos serviços. Dados levantados pela unidade apontam que, de janeiro a junho de 2025, 203 pacientes agendaram consulta e não compareceram.
Para tentar reduzir o problema, a Divisão estabeleceu uma regra: pacientes que não desmarcam a consulta com antecedência ficam impedidos de agendar novos atendimentos por 30 dias. A medida busca conscientizar as pessoas sobre a importância do compromisso assumido no momento do agendamento.
A unidade do TJMA informa que tem trabalhado de forma contínua para oferecer atendimento de qualidade a servidores, servidoras, magistrados, magistradas e demais beneficiários/as. No entanto, o levantamento dos seis primeiros meses de 2025 revelou que, além das pessoas que não comparecem – 203 pacientes –, outras deixam de desmarcá-las com antecedência.
Lembra que cada vaga não utilizada poderia ter sido destinada a outro servidor que realmente necessita do atendimento e aguarda oportunidade.
De acordo com os dados da Divisão, entre janeiro e junho deste ano, 327 consultas foram desmarcadas; 304 pacientes precisaram ser chamados da lista de reserva para preencher as vagas abertas de última hora.
A Divisão Odontológica reforça que está estudando novas estratégias para minimizar as faltas e otimizar o agendamento. No entanto, ressalta que o engajamento de todos/as é essencial. Enfatiza que comparecer à consulta ou desmarcá-la com antecedência é um gesto de respeito com a equipe e com os colegas que aguardam na fila de espera.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024