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Divisão Odontológica diz que ausência em consulta compromete o serviço

Pacientes que não desmarcam consulta com antecedência ficam impedidos de agendar novos atendimentos por 30 dias 

Publicado em 18 de Ago de 2025, 8h00. Atualizado em 15 de Ago de 2025, 12h06
Por Ascom/TJMA

A Divisão Odontológica do Tribunal de Justiça do Maranhão alerta que o alto índice de ausências em consultas tem comprometido a eficiência dos serviços. Dados levantados pela unidade apontam que, de janeiro a junho de 2025, 203 pacientes agendaram consulta e não compareceram.

Para tentar reduzir o problema, a Divisão estabeleceu uma regra: pacientes que não desmarcam a consulta com antecedência ficam impedidos de agendar novos atendimentos por 30 dias. A medida busca conscientizar as pessoas sobre a importância do compromisso assumido no momento do agendamento.

A unidade do TJMA informa que tem trabalhado de forma contínua para oferecer atendimento de qualidade a servidores, servidoras, magistrados, magistradas e demais beneficiários/as. No entanto, o levantamento dos seis primeiros meses de 2025 revelou que, além das pessoas que não comparecem – 203 pacientes –, outras deixam de desmarcá-las com antecedência.

Lembra que cada vaga não utilizada poderia ter sido destinada a outro servidor que realmente necessita do atendimento e aguarda oportunidade.

De acordo com os dados da Divisão, entre janeiro e junho deste ano, 327 consultas foram desmarcadas; 304 pacientes precisaram ser chamados da lista de reserva para preencher as vagas abertas de última hora.

A Divisão Odontológica reforça que está estudando novas estratégias para minimizar as faltas e otimizar o agendamento. No entanto, ressalta que o engajamento de todos/as é essencial. Enfatiza que comparecer à consulta ou desmarcá-la com antecedência é um gesto de respeito com a equipe e com os colegas que aguardam na fila de espera.

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