Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Formação destaca importância dos métodos ativos de ensino na educação judicial

FOFO N1M3 é a terceira fase de qualificação pedagógica de docentes que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais e da magistratura

Publicado em 22 de Set de 2025, 10h00. Atualizado em 23 de Set de 2025, 10h19
Por Bruna Castro

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) concluiu a etapa presencial do curso de Formação de Formadores (FOFO N1M3), que tratou sobre métodos ativos para o ensino presencial e virtual no contexto da educação judicial. O módulo corresponde à terceira fase de qualificação pedagógica de docentes que atuam ou desejam atuar no âmbito das escolas judiciais e de magistratura.  

As aulas ocorreram na sede da ESMAM, nos dias 18 e 19 de setembro. Participaram desta fase integrantes da magistratura e profissionais do Judiciário concludentes do módulo 2 nível 1 (FOFO N1M2). Credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o módulo contou com duração de 16 horas-aula, das quais participaram 29 alunas e alunos. 

De acordo com um dos formadores do curso, o pedagogo Erisevelton Lima, a nova fase é uma etapa de consolidação dos saberes, momento em que a teoria vista nos módulos 1 e 2 é posta em prática, com o objetivo de preparar os profissionais que irão atuar na docência e em atividades de formação.  O professor explicou que diferente dos módulos anteriores, este é voltado para oficinas práticas e operacionais, integrando pedagogia, ensino, aprendizagem e planejamento com base em vivências reais.  

“O módulo 3 é o módulo de coroamento dessa formação, em que a gente partiu de elementos teóricos, elementos práticos e juntamos ambos. Aquele que termina o curso sai daqui com as condições mínimas para que possa planejar, executar e avaliar aulas e ações de formação. Óbvio que dentro da sua área de conhecimento e de prática profissional”, explicou. 

Entre os objetivos específicos do módulo estão o desenvolvimento de aulas com foco no desenvolvimento de competências a partir de metodologias ativas. As aulas envolveram abordagens sobre planejamento de estratégias e procedimentos didáticos para aulas e cursos em ambiente virtual de aprendizagem, com vistas ao desenvolvimento de competências profissionais no contexto da educação judicial; uso de portfólios como estratégia e procedimento avaliativo na formação; e construção de elementos consistentes quando da elaboração de planos de curso, sequência didática ou aulas que envolvam métodos ativos participativos na formação continuada no Judiciário. 

O oficial de justiça George Henrique Melo dos Reis, participou da capacitação e destacou a importância da sequência formativa adotada nos três módulos do ensino, além de frisar como as práticas realizadas no módulo três consolidam todo o conhecimento adquirido ao longo do curso.   

 “As práticas levam ao aprimoramento dos nossos fazeres didáticos nesse âmbito das escolas judiciárias. O que é fundamental, porque ensinar requer técnica e, além de técnica, requer algumas vivências também. Não é só jogar conteúdo. E as técnicas são ensinadas nesse curso de formação de formadores. Recursos didáticos, técnicas didáticas, enfim, os melhores processos possíveis para ensinar alguém a ensinar”, pontuou.  

SOBRE OS FORMADORES 

Erisevelton Silva Lima é pedagogo, doutor em Educação, trabalha com formação de Magistrados pela Enfam desde o ano de 2012 e atua em cursos de vitaliciamento, formação continuada e formação de formadores. Fábio Penezi Póvoa é juiz de direito (TJPA) e tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Ele é formador da Enfam e especialista em Direito da Criança e Adolescente pela Universidade Federal do Pará e Escola Superior da Magistratura do do Pará. 

 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM 

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br 

Instagram: @‌esmam_tjma 

Facebook: @‌esmam.tjma 

Youtube: @‌eadesmam 

Fone: (98) 2055-2800 

GALERIA DE FOTOS