Em mais uma empreitada voltada à promoção da cidadania, a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX), por meio do projeto Registro Cidadão, participou da ação Carreta de Direitos, promovida pela Defensoria Pública do Estado, nos municípios de Brejo (1º e 2/9) e de Santana do Maranhão (4 e 5/9). A iniciativa também garantiu o acesso à segunda via de certidões de nascimento e casamento para população em situação de vulnerabilidade social no município de Viana (15/9), em mais um mutirão do programa PopRuaJud do Tribunal de Justiça.
Ao longo dos três mutirões, os números foram expressivos. Em Brejo, foram contabilizados 585 pedidos de certidões. Já em Santana do Maranhão, a equipe da COGEX registrou 387 encaminhamentos para cartórios vizinhos, distribuídos entre São Bernardo (251), Tutóia (65), Santa Quitéria (5), Araioses (15), Magalhães de Almeida (1), Paulino Neves (1) e o próprio município de Santana do Maranhão (49). Somados, os atendimentos resultaram em 972 solicitações de certidões.
Já na cidade de Viana, a última segunda-feira (15/9) também foi marcada pelo alcance de pessoas de comunidades que não teriam condições de custear a emissão desses documentos fundamentais para o exercício da cidadania. Durante mais uma edição do PopRuaJud, outras 278 certidões foram solicitadas. Ao todo, o Registro Cidadão contribuiu para a emissão de mais 1.250 certidões nos primeiros 15 dias de setembro.
Na avaliação da servidora da Diretoria de Arrecadação, Fiscalização e Compensação (FERJ), Sarah Clark, que mais uma vez participou da iniciativa, o Registro Cidadão facilita o acesso de pessoas carentes e que residem longe da sede do município. Ela também ressaltou a importância da nova certidão na vida de cada pessoa, que poderá solucionar outras pendências documentais, atualizar cadastros em programas e exercer direitos.
Equipe da COGEX durante atendimento em mais uma edição do Registro Cidadão
A presença dos servidores da COGEX foi decisiva para o êxito da ação, refletindo espírito de solidariedade e compromisso com a missão de levar direitos a quem mais precisa. Participaram do mutirão as servidoras Elda Borges, Maria Aguiar, Sarah Clark, Sâmia Silva, Danielle Maciel e Maria Amélia, além dos servidores Gentil Gomes e Marcelo Aguirre, que integraram a equipe responsável pelo atendimento à população e pelo apoio às atividades desenvolvidas.
Os trabalhos também contaram com o apoio das equipes do Cartório do Ofício Único de Brejo, sob a coordenação da delegatária Maria Carolina Falcão; do Cartório do Ofício Único de Santana, sob a liderança do registrador Luiz Guilherme Silva; além do Cartório do Ofício Único de Viana, comandado pela cartorária Raimunda Gomes Barros.
Com iniciativas como esta, a COGEX reafirma sua atuação em defesa da dignidade humana, transformando mutirões em oportunidades concretas de cidadania e inclusão social.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
E-mail: asscom-cogex@tjma.jus.br
Instagram: @cogex.ma
(98) 2055-2315