Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Cemulher promove diálogo com mulheres da comunidade do Inhaúma

Ação abordou, de forma interativa, temas sobre prevenção e enfrentamento à violência de gênero

Publicado em 3 de Set de 2025, 12h00. Atualizado em 2 de Set de 2025, 16h19
Por Ascom/TJMA

Em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) e à programação do “Agosto Lilás”, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA), presidida pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, realizou, no dia 26 de agosto, no bairro Inhaúma, mais uma edição do programa “Maria da Penha no Cotidiano”.

A atividade ocorreu a convite de Jarielson Mendes, analista de relações comunitárias da ALUMAR, e consistiu em uma roda de diálogo com mulheres da comunidade mediada por Ericka Nascimento, psicóloga, e Amanda Rolim, analista judiciária especializada em Direito, integrantes da equipe técnica multidisciplinar da Cemulher.

Mulher em pé, falando para um grupo sentado em cadeiras brancas de plástico. Ao lado dela, um cartaz com o título ¿Tipos de Violências¿ fixado em um tripé. A cena ocorre em área externa, com árvores ao fundo.

Durante o encontro, foram debatidos, de forma interativa, temas como desigualdade de gênero, violência doméstica e familiar, ciclo da violência, medidas protetivas de urgência e canais de denúncia, com foco na prevenção e no enfrentamento às violências contra as mulheres.

A ALUMAR é uma das empresas integrantes do programa “Valoriza Mulher”, criado pela Cemulher/TJMA em 2019 para incentivar ações voltadas à promoção da igualdade de gênero no ambiente corporativo e em seu entorno.

Ao final, foram distribuídos materiais informativos produzidos pela Cemulher/TJMA.

Três mulheres sentadas em cadeiras brancas de plástico, em área externa. Uma delas segura um folheto roxo levantado, outra observa o material e a terceira olha para baixo, manuseando o mesmo tipo de folheto.

PROGRAMA MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

Desenvolvido pela Cemulher/TJMA desde o ano de 2014, tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha, lei nº 11.340/2006, em todo o estado do Maranhão, visando contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos sexistas, enfatizando a responsabilidade de todos e todas na erradicação da violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Grupo de nove pessoas posando para foto ao ar livre, em área gramada, com um prédio ao fundo. Duas delas usam camisetas do programa ¿Maria da Penha no Cotidiano¿ e crachá de identificação. Algumas pessoas seguram folhetos.

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS