A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) participou da ação social do "Programa Cuidar – Edição 2025", realizada na Unidade de Ensino Básica Odylo Costa Filho, localizada no bairro Alto da Esperança, no dia 3 de dezembro.
Uma iniciativa da empresa Montisol em parceria com a Vale e CMPC Industrial, apoiada pela Cemulher, Consult e Prefeitura de São Luís, a ação teve como objetivo oferecer suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social da comunidade onde as empresas atuam, através de ações como orientações preventivas sobre IST´s, vacinação, cuidados com a saúde mental e diálogos sobre o enfrentamento às violências contra as mulheres.

No âmbito dos programas “Maria da Penha no Cotidiano” e “Novos Olhares Novos Valores”, alunas e alunos do 9º ano, e os seus familiares, dialogaram sobre o enfrentamento às violências e a valorização dos direitos das mulheres , em turmas simultâneas. Nas oportunidades, foram abordados o fenômeno da violência doméstica e familiar, a Lei Maria da Penha, o ciclo da violência, as medidas protetivas de urgência e os canais de denúncia, com participação ativa das pessoas presentes. Ao final das atividades, foram distribuídos materiais informativos produzidos pela equipe técnica da Cemulher.
Representando a Coordenadoria e conduzindo as atividades, estiveram presentes a assistente social Josemary Almeida, a psicóloga Edla Ferreira, a analista judiciária - especialidade em Direito Amanda Rolim e a assistente executiva Vitória Sousa.
As empresas Montisol e CMPC Industrial são parceiras da Cemulher por meio da adesão ao programa Valoriza Mulher. Lançado em 2019, o programa possui o objetivo de reconhecer empresas que atuam no enfrentamento às violências contra as mulheres e na defesa dos seus direitos, realizando ações junto aos seus colaboradores, clientes e comunidades do entorno.
INICIATIVAS DA CEMULHER

Agência TJMA de Notícias
(98) 2055-2023