A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), está com inscrições abertas até o dia 31 de agosto, para o curso “Letramento Digital em Inteligência Artificial e Automações”. Destinada para magistradas e magistrados, a capacitação busca promover o uso responsável, ético e eficiente da inteligência artificial (IA) no exercício da função judicante.
Com carga horária de 20 horas-aula, o curso ocorrerá de 15 a 17 de setembro, na sede da ESMAM.
INSCRIÇÕES AQUI – 30 vagas
SOBRE O CURSO
O formador, juiz Rodrigo Otávio Terças Santos, coordenador do Sistema PJe, ressalta que a iniciativa atende às diretrizes da Resolução CNJ nº 615/2025, que estabelece normas para a implementação segura e ética da IA no Poder Judiciário brasileiro, destacando a importância da capacitação contínua e do letramento digital como pré-requisitos para o uso dessas tecnologias. “O propósito não é apenas modernizar o Poder Judiciário, mas sobretudo tornar o trabalho mais ágil, eficiente e humano, colocando a tecnologia a serviço da Justiça e da cidadania”, reforça.
O curso oferece atividades práticas e acessíveis, que vão desde a compreensão básica do funcionamento da inteligência artificial, suas potencialidades e limitações, até a aplicação avançada da engenharia de prompts, com a criação de assistentes inteligentes capazes de apoiar diretamente a atividade jurisdicional.
Durante a formação, os participantes desenvolverão competências essenciais para a supervisão humana efetiva, mitigação de riscos e aplicação ética de modelos de linguagem de larga escala (LLMs) e sistemas de inteligência artificial generativa, conforme previsto nos artigos da Resolução.
Núcleo de Comunicação da ESMAM
Instagram: @esmam_tjma
Facebook: @esmam.tjma
Youtube: @eadesmam
E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Telefone: (98) 2055-2800