O Fórum Des. Sarney Costa ganhou um mural artístico criado pela artista plástica Elem Reis. Pintado com a técnica aquarela, a obra doada pela autora ficará em exposição permanente na recepção das Divisões Médica e de Serviço Social e Psicologia do Fórum, no andar térreo (Forinho). “A mensagem que procuramos passar é que mesmo que tudo esteja nublado, tempestuoso, ainda é possível criarmos nossa paz e proteção”, disse Elem Reis.
O mural, medindo 2,24cm x 2,60cm e pintado diretamente na parede, mostra o desenho de uma menina, segurando um guarda-chuva no meio da tempestade e, ao lado, a frase “Tenha calma! Não há problema sem solução”. A artista disse que dentro do guarda-chuva a personagem guarda a luz do sol e, mesmo na adversidade, consegue se mover, dançar, se proteger da tempestade. ”O público que busca atendimento no Fórum de São Luís chega com dúvidas, tenso e muitas vezes passando por momentos difíceis; a proposta do mural é de renovação da esperança, paz e proteção”, acrescentou a artista.
Durante a inauguração do mural, a diretora do Fórum, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, agradeceu a artista e disse que esta é a segunda obra doada pela autora ao órgão. A primeira integra a exposição permanente com telas doadas por mais 24 artistas plásticos, na Galeria Floriano de Araújo Teixeira, inaugurada no ano de 2022, no Fórum de São Luís.
Karine Pôrto Cartágenes França, da Divisão de Serviço Social e Psicologia, explicou que o mural artístico procura tornar o ambiente acolhedor, principalmente para as crianças, adolescentes e idosos atendidos no setor.
A chefe da Divisão Médica e Odontológica, Sumaya Heluy, destacou que o local também é um espaço de convivência, onde são realizadas as atividades de ginástica laboral para magistrados, magistradas, servidoras, servidores e pessoal terceirizado, duas vezes na semana, manhã e tarde, e onde o público interno aguarda atendimento médico.
Nascida na cidade Cururupu (MA), Elem Reis fazia seus primeiros rabiscos infantis com poucos anos de idade, influenciada por seu pai, deixando claro sua inclinação pela arte. Mas o desenho profissional, só chega em sua vida a partir da adolescência.
Com pouca oportunidade de cursos de aperfeiçoamento quando iniciou sua carreira na pintura, a artista desenvolveu suas técnicas a partir da experimentação de novos materiais, por meio do autodidatismo. Aos 17 anos, uma de suas obras, um Cartum em aquarela chamado “Josué Montello: O homem que valeu por 100”, em homenagem ao escritor Maranhense, ganhou reconhecimento em um concurso estadual, o que a fez querer expandir as suas experiências artísticas, levando-a a pintura em tela.
Um ano depois, mudou-se para a capital maranhense, onde vive atualmente, após exercer outras funções dentro e fora do Estado, dedicando-se inteiramente à arte. Suas obras incluem pintura acrílica, desenho em grafite e em aquarela, sobretudo, o retrato, que considera seu achado artístico. Trazendo sempre um sentido a mais em seus traços, a reflexão é um ponto chave de suas produções, assim como a riqueza e versatilidade de técnicas e cores.
Atualmente, sua principal técnica é aquarela, trabalhando desde o realismo até a ilustração. “Minha arte está voltada para o ilustrativo, trazendo leveza para o ambiente”, disse a pintora.
As fotos são da Josy Lord e estão no flickr
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br