Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA entrega matrícula imobiliária de Igreja Batista de Barreirinhas

Ação do programa Registro para Todos garante regularização fundiária

Publicado em 17 de Jul de 2025, 16h28. Atualizado em 18 de Jul de 2025, 8h17
Por Ascom/TJMA

Em continuidade à política de regularização fundiária do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) entregou nesta quinta-feira (17/7), a matrícula imobiliária da Igreja Batista Renascença, localizada na cidade de Barreirinhas. O ato de entrega teve a participação do presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale, do pastor da Igreja Renascença, Carlos Henrique Brasil, e de outras autoridades.

A entrega faz parte do programa “Registro para Todos” do TJMA, que atua na regularização fundiária de imóveis em benefício da população na capital e interior do Estado. A certidão de matrícula da Igreja Batista Renascença foi registrada junto ao Cartório Extrajudicial de Barreirinhas, garantindo direitos e segurança jurídica.

O presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, enfatizou o trabalho do Judiciário para garantia de documentação legal e regularização fundiária, enquanto um vetor de desenvolvimento social e humano, destacando as matrículas já efetuadas e entregues de igrejas históricas do Maranhão. 

A imagem retrata uma reunião em uma sala formal e bem iluminada, provavelmente um escritório ou sala de conselho. Um grupo de aproximadamente 12 pessoas, a maioria homens e algumas mulheres, está sentado ao redor de uma grande mesa retangular de vidro. As cadeiras são de madeira escura com estofamento verde.No centro da mesa, há copos d'água para os participantes. Um teclado de computador e, possivelmente, um mouse são visíveis na parte inferior central da imagem, sugerindo que há um computador em uso na reunião.No fundo da sala, há uma porta de madeira escura e sólida. À esquerda da porta, há janelas com persianas venezianas, permitindo a entrada de luz natural. Na parede, acima das janelas, estão pendurados quadros emoldurados. No lado direito da porta, há duas bandeiras: uma do Brasil e outra que parece ser a bandeira do Maranhão, indicando o local da reunião.Os participantes da reunião estão vestidos com trajes formais de negócios, como ternos para os homens e roupas sociais para as mulheres. Eles estão engajados em conversas, com alguns gesticulando ou prestando atenção aos outros. Um homem de camisa branca e gravata preta está de pé atrás de alguns dos participantes na parte central da imagem, parecendo servir ou auxiliar na reunião.A atmosfera geral é de um encontro de negócios ou institucional sério.

A igreja faz parte da comunidade, recebe as pessoas enquanto obra social, que nos auxiliam em educar e conciliar as pessoas. E a política, a justiça, os poderes e a sociedade precisam entender que a paz que a gente busca na política e na justiça é a paz que todos buscamos, e este é um grande passo”, avaliou.

A deputada Iracema Vale destacou o trabalho do Tribunal de Justiça do Maranhão voltado para o aspecto social, aberto para a população, atuando no enfrentamento das questões ao lado dos que mais precisam. 

Diante de conflitos fundiários seríssimos, o Tribunal não se esconde, mas vai lá e tenta conciliar e enfrentar o problema, sempre mediando situações graves”, avaliou.

O pastor Carlos Henrique Brasil informou que a igreja atua há cinco anos em Barreirinhas, que contará com mais segurança e investimentos a partir da regularização da matrícula imobiliária. “Isso é fundamental para o trabalho da igreja, porque no nosso contexto cultural, as pessoas precisam ter uma referência geográfica para uma igreja. Nós ficamos resguardados de qualquer tipo de intervenção de terceiros”, observou.

A entrega também teve a participação da diretora-geral do Tribunal de Justiça, juíza Ticiany Gedeon Palácio, do juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Núcleo de Governança Fundiária, Douglas Lima da Guia, além de diretores e membros da igreja Batista.

PROGRAMA

O programa "Registro para Todos" do TJMA visa a regularização fundiária de áreas urbanas e rurais no estado do Maranhão, facilitando o acesso ao registro de imóveis para famílias e comunidades. O programa envolve a parceria com diversos órgãos, incluindo prefeituras e cartórios extrajudiciais, para garantir a efetivação da política pública de regularização.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

GALERIA DE FOTOS