O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação – ToadaLab, com apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), abriu as inscrições para a Jornada de Inovação 2025, iniciativa voltada ao desenvolvimento de competências essenciais para a construção de soluções inovadoras no âmbito do Poder Judiciário.
Estão abertas, até esta sexta-feira (11/7), as inscrições exclusivamente para o primeiro curso da jornada, intitulado “Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”, que marca o início da formação.
A jornada é direcionada a magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJMA interessados/as em atuar de forma colaborativa, criativa e orientada à experimentação, com foco na superação de desafios institucionais e na entrega de serviços mais eficientes à sociedade. A proposta tem caráter formativo e estratégico, alinhado aos objetivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a inovação no Judiciário brasileiro.
De acordo com o Edital EDT-LABINOV-12025, a inscrição na Jornada de Inovação configura apenas a manifestação de interesse na formação como um todo. Para participar efetivamente de cada curso, é necessário realizar a inscrição individual no Sistema Tutor, conforme o cronograma de ofertas divulgado pela ESMAM.
A Jornada de Inovação Aberta contará com os seguintes módulos formativos:
PRIMEIRO CURSO
A primeira etapa da jornada é marcada pela realização do curso “Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”, que acontece em formato híbrido, com aulas remotas nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 8h30 às 12h30, e um encontro presencial no dia 24 de julho, das 8h30 às 17h30, na sede do ToadaLab, em São Luís. A formação será conduzida por Rodrigo Mota Narcizo e tem carga horária total de 20 horas-aula.
O curso aborda temas como modelos de laboratórios de inovação, competências essenciais para inovar, ferramentas para implementação de projetos, e estratégias de gestão e sustentabilidade de laboratórios. Além disso, os participantes participarão de uma oficina prática de construção coletiva de projeto.
Serão ofertadas 25 vagas para esta etapa formativa. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 11 de julho e devem ser realizadas pelo Sistema Tutor. A inscrição na Jornada de Inovação configura apenas a manifestação de interesse, sendo necessário que o/a participante se inscreva individualmente em cada módulo, conforme o cronograma divulgado pela ESMAM.
Ao concluir pelo menos três módulos, incluindo obrigatoriamente os cursos “Cultura da Inovação” e “Design Thinking na prática”, o participante ou a participante poderá solicitar voluntariamente a designação como laboratorista do ToadaLab, mediante envio de certificados e manifestação de interesse.
A Jornada de Inovação 2025 busca fomentar a cultura de inovação no Judiciário maranhense, promovendo formações voltadas à atuação em rede e ao desenvolvimento de soluções institucionais alinhadas às transformações sociais e tecnológicas.
Mais informações podem ser acessadas no edital
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2023