Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA conclui primeiro curso da Jornada de Inovação 2025

ToadaLab sediou etapa presencial do curso, com foco em soluções colaborativas e inovações no Judiciário

Publicado em 29 de Jul de 2025, 10h00. Atualizado em 29 de Jul de 2025, 11h25
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Laboratório de Inovação – ToadaLab, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), concluiu, na última quinta-feira (24/7), a primeira etapa da Jornada de Inovação 2025, com a realização presencial do curso “Gestão e Operação de Laboratórios de Inovação”, no ToadaLab, instalado no Fórum de São Luís.

O curso, que teve início nos dias 15, 16 e 17 de julho com aulas remotas, foi ministrado pelo Mestre em Educação e servidor público federal da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Rodrigo Mota Narcizo, e contou com carga horária total de 20 horas-aula. 

A atividade reuniu magistrados, magistradas, servidores e servidoras do TJMA e representantes de instituições parceiras, que participaram de forma híbrida, com encerramento presencial marcado por oficinas práticas e trocas de experiências sobre inovação no setor público.

O conteúdo programático abordou temas como inovação no setor público e no Judiciário, modelos de laboratórios, competências essenciais para inovar, ferramentas de implementação, gestão e sustentabilidade de laboratórios, além de uma oficina de construção coletiva de projetos.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJMA e coordenador do ToadaLab, José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, o curso proporcionou uma imersão teórico-prática sobre como estruturar, operar e consolidar laboratórios de inovação no setor público.

“Trabalhamos conceitos fundamentais, como criatividade e inovação, ciclos de experimentação, tipos de entregas e serviços, modelos de governança e portfólio de projetos. Mais do que um curso, foi um espaço de troca, escuta e aprendizado coletivo”, destacou o magistrado.

Para o formador Rodrigo Narcizo, a capacitação foi fundamental para refletir sobre a atuação dos laboratórios e identificar oportunidades de melhoria.

“Mais do que tecnologia, o laboratório deve ser um espaço seguro de experimentação, confiança e colaboração para desenvolver soluções inovadoras aos desafios organizacionais. Comunicação, liderança empática, aprendizado contínuo e foco em entregas mensuráveis são elementos essenciais no dia a dia dos lababoratórios”, pontuou.

A capacitação tem papel estratégico na estruturação e fortalecimento dos laboratórios de inovação, atendendo ao eixo “Governança” do Prêmio CNJ de Qualidade 2025. O conteúdo dialoga com a Resolução CNJ nº 395/2021 e com a Portaria CNJ nº 379/2024, que institui o Plano Nacional de Gestão da Inovação no Poder Judiciário.

A iniciativa tem como foco a capacitação de magistrados/as e servidores/as para atuação colaborativa, com desenvolvimento de soluções institucionais alinhadas às transformações sociais, tecnológicas e à modernização da gestão pública.

Com o encerramento desta primeira etapa, a Jornada de Inovação 2025 segue com novas ações formativas voltadas ao fortalecimento da cultura de inovação no Judiciário maranhense. 

Mais informações podem ser acessadas no edital

 

 

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023

 

GALERIA DE FOTOS