A Vara Única da Comarca de Turiaçu informou à Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) sobre a ocorrência de tentativas de golpe, envolvendo informações processuais, que chegaram ao conhecimento do Judiciário da comarca, na segunda-feira, 23, após denúncias de duas vítimas.
Uma das tentativas de golpe foi comunicada pela advogada Klecia Rejane Ferreira Chagas e a outra, por uma parte processual, que entraram em contato com a secretaria judicial do Fórum de Turiaçu, após suspeitaram de possíveis irregularidades nas mensagens recebidas por meio do correio eletrônico.
As mensagens comunicam o falso protocolo de uma ação judicial registrada em nome da pessoa, informando a necessidade de sua presença no Fórum em data e horário agendado, e fornecendo um link (acesso) para acessar o documento e obter maiores esclarecimentos ou consultar detalhes do processo – meio pelo qual a fraude se concretiza. O texto é assinado por um nome fictício de supostos funcionários do "Setor de Intimações" do Fórum de Turiaçu, que não existem.
PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO POLICIAL
Nesta terça-feira, 24, o juiz da comarca, juiz Jacqueson Ferreira Alves dos Santos, informou que irá expedir ofício à Delegacia de Polícia Civil da região solicitando abertura de inquérito para investigar o caso e comunicar o fato para a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público estadual.
A secretária judicial Adriana Barreto faz um alerta sobre a ocorrência da tentativa de golpe, orientando, no caso de recebimento desse tipo de mensagem, para não clicar no acesso fornecido e, no caso de dúvidas, entrar em contato com a secretaria judicial do Fórum para saber informações.
No caso de mensagem suspeita, a pessoa pode ligar para o telefone do Fórum de Turiaçu (98 - 2055-4955) ou, ainda, para os oficiais de Justiça responsáveis pelas intimações judiciais: (98) 8402-5318 (Vitor Marque) e (98) 8587-0759 (Marlos Regis). Esses são os canais oficiais para informações sobre intimação de forma remota.
Mensagem com tentativa de fraude recebida pela advogada Klecia Chagas.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br