Estão abertas as inscrições para o 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). O evento será realizado de 8 a 10 de outubro de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), e reunirá autoridades, especialistas e estudiosos do Direito Administrativo de todo o país.
Com o tema central “Contratação Pública”, o congresso celebrará os 50 anos do IBDA com uma programação que alia conteúdo técnico e momentos de integração. Além de conferências, painéis e oficinas sobre temas atuais e relevantes da Administração Pública, o evento contará com atrações culturais, como o show do cantor mineiro Samuel Rosa, encerrando as comemorações.
PROGRAMAÇÃO
A programação abordará temas como dispensa e inexigibilidade nas contratações públicas (Leis 14.133/21 e 13.303/16), modernização do regime disciplinar, improbidade administrativa, compliance empresarial, governança e planejamento administrativo, inteligência artificial na gestão pública, entre outros.
Também estão previstas oficinas práticas sobre LGPD na Administração Pública, riscos fiscais em contratos de concessão, terceirização, empresas estatais e contratação de facilities.
Estão confirmadas participações de nomes de destaque no cenário jurídico nacional, como os ministros Luís Roberto Barroso (STF), Antônio Anastasia e Benjamin Zymler (TCU), Afrânio Vilela (STJ), além de integrantes da AGU, CGU, TCU e professores renomados como Maria Sylvia Zanella di Pietro, Juarez Freitas, Marçal Justen Filho, Carlos Ari Sundfeld, José dos Santos Carvalho Filho, entre outros.
O evento também contará com a presença de outros membros de Tribunais de Contas, procuradores, desembargadores, professores e juristas de renome. A juíza de direito maranhense Sara Fernanda Gama, titular da 6ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, é integrante da Comissão de Estudos de Improbidade Administrativa do IBDA.
As inscrições podem ser realizadas de forma virtual, no site oficial do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo: www.ibda.com.br.
Confira a programação preliminar.
Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br