Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário encerra maio laranja com palestra em São Luís

E outras ações encerraram nas 12 comarcas do Poder Judiciário do Maranhão

Publicado em 2 de Jun de 2025, 12h38. Atualizado em 2 de Jun de 2025, 16h20
Por Orquídea Santos

O Tribunal de Justiça do Maranhão, através da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), realizou na tarde do dia 30 de maio, palestra “Aprender para defender: saiba, entenda e cuide”, no auditório Madalena Serejo, localizado no Fórum de São Luís, conduzida pela professora e doutora Bruna Barbieri, especialista na área da infância e juventude. 

Por ser uma palestra voltada para estudantes das escolas públicas do IEMA e do Centro de Ensino Prof.ª Janilde Silva de Aquino, servidores e servidoras do Judiciário estadual, com participação de seus filhos, filhas e adolescentes da família, Bruna Barbieri apresentou uma palestra bem didática, com uma linguagem bem acessível, rica em exemplos e ilustrações, que levou conceitos do que significa um respeito, namoro saudável, relacionamento saudável para então trabalhar as próprias definições de violência sexual, abuso sexual, de exploração sexual. Quais são os sinais que possam ser reconhecidos que você está sendo vítima, e quais são os canais de apoio. 

“Nós vamos fazer algumas atividades gamificadas, utilizando elementos de jogos para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador, mostrando quais são as partes do corpo em que você realmente pode deixar com que as pessoas toquem com liberdade, e quais as que você precisa ter um cuidado especial”, explicou Bruna Barbieri.

“Acredito que trazendo esses exemplos, esses joguinhos, possamos avaliar algumas frases e situações e conseguirmos o objetivo principal que é de transformar essa conversa de prevenção contra a violência sexual em algo natural, em algo que eles vão de fato aprender sobre e vão conseguir se defender também se acaso vivenciarem situações de vida real. Essa palestra aqui pode ter um poder pedagógico, educativo muito grande para esse nosso público de criança e adolescência que é tão carente, vulnerável dessas questões educacionais” finalizou. 

Segundo a coordenadora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), juíza Glaucia Maia, várias comarcas aderiram esse ano com rodas de conversa, exibição de filmes educativos, círculo de paz em escola da rede pública, distribuição de materiais informativos, capacitação de educadores, pedágios, panfletagens, palestras em escolas, caminhada no centro da cidade, corrida como parte da mobilização social. “Maio Laranja é um mês de conscientização contra o abuso e a exploração sexual da criança e adolescente, então mais um ano nós estamos aqui tentando conscientizar, educar e sensibilizar para esse tema tão importante”, concluiu.

EXPOSIÇÃO PERMANECE ATÉ 6 DE JUNHO

A Exposição “Acredite em Mim! Ver, Ouvir e Proteger” continua aberta ao público na Galeria de Arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau). A iniciativa, idealizada pela 8ª Vara Criminal, integra a Campanha Maio Laranja e tem o objetivo de alertar e conscientizar a sociedade por meio de desenhos, fragmentos de falas ditas no atendimento em audiências, assim como recriar os ambientes de acolhimento e coleta de depoimento especial. 

A exposição é composta de desenhos elaborados por crianças e adolescentes, e de frases ditas por eles em audiências e quando atendidos pela equipe Interdisciplinar e Comissariado da Infância e Juventude da unidade judiciária, com absoluto respeito ao anonimato.

A exposição permanece aberta ao público até 06 de junho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com visitas guiadas das 9h às 12h. 

BALANÇO

A servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), Maria Teresa Feitosa Rêgo disse que a campanha Maio Laranja 2025 teve um resultado positivo com adesão de mais de 12 comarcas que realizaram diversas ações no interior, tanto ações de divulgação, de sensibilização, quanto também atos processuais. 

A corrida "Faça Bonito" fez parte das ações na comarca de Imperatriz(MA)

Palestra na Escola Honório Odorico Ferreira - zona rural de São Luís

Veja mais fotos de Josy Lord no flickr

 


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055 2026

 

GALERIA DE FOTOS