Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Corregedoria do Foro Extrajudicial vai participar do 3º Congresso Notarial e Registral

Evento objetiva debater e buscar soluções para melhoria dos serviços cartorários

Publicado em 31 de Jul de 2024, 13h46. Atualizado em 31 de Jul de 2024, 14h17
Por Fernando Souza

O corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, confirmou sua participação no 3º Congresso de Direito Notarial e Registral do Maranhão, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto. O convite foi formalizado durante encontro do desembargador com representantes de entidades cartorárias, realizado nessa terça-feira (30/7), com o objetivo de estabelecer um diálogo propositivo entre o órgão correcional e associações, durante o biênio 2024-2026.

Organizado pela Associação de Notários e Registradores do Maranhão (Anoreg-MA), o evento será realizado na cidade de Imperatriz, no Centro Comercial Aracati Office (Centro), e espera receber cerca de 300 congressistas e palestrantes renomados de todo país. Ao confirmar sua participação, o corregedor-geral do foro extrajudicial explicou a importância do evento para a atividade cartorária e para o Maranhão. 

“É um evento muito importante para o nosso Estado, pois mostra o quanto estamos preocupados e empenhados em debater as questões que passam pela atividade extrajudicial e interessam toda sociedade. É uma grande oportunidade para pensar, de forma coletiva, em soluções efetivas, que possam resultar na melhoria do serviço para cada cidadã e cidadão que busca os mais diversos serviços cartorários no Maranhão”, enfatizou o desembargador. 

Conforme explicou o presidente da Anoreg, Devanir Garcia, o Congresso tem a finalidade de fomentar a troca de conhecimento, experiências exitosas e práticas inovadoras, muitas das quais contribuem para desafogar o Judiciário. Dentre os temas debatidos estão os impactos da reforma tributária, gestão das serventias, união estável no sistema de notas e registros, adoção de novas ferramentas, regularização fundiária, uso da inteligência artificial como fator de produtividade.

“Estamos preparando um evento com assuntos atuais, a exemplo de inovações legislativas e tecnológicas, como inteligência artificial. Um formato voltado para o debate e a construção de soluções, razão pela qual buscamos trazer palestrantes e debatedores de referência, conhecedores dos temas abordados. Tenho certeza de que estamos sedimentando um caminho que trará bons frutos ao Maranhão”, disse o presidente da Anoreg,

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: congresso.anoregma.org.br/


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial
asscom-cogex@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS