Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA participa do XI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais

Evento objetiva consolidar entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional de presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país

Publicado em 7 de Jun de 2024, 7h44. Atualizado em 7 de Jun de 2024, 8h46
Por Ascom/TJMA - com informações do TJMT

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho, acompanhado de equipe formada pelos juízes Gladiston Cutrim (auxiliar), Douglas Lima da Guia (assessor de Relações Institucionais) e Rodrigo Nina (coordenador do Núcleo Permanente de Solução de Conflitos), e juízas Teresa Palhares (auxiliar), e Ticiany Gedeon (diretora geral), representam o Poder Judiciário do Maranhão no XI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), no estado do Mato Grosso.

O evento foi aberto na noite de quarta-feira (5/6), pela presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), desembargadora Clarice Claudino da Silva, e segue até este sábado (8/6), reunindo representantes dos tribunais para compartilhar boas práticas, estabelecer estratégias conjuntas e abordar assuntos de interesse do Poder Judiciário brasileiro. Nesta edição, os principais pontos são: Justiça Restaurativa, Justiça 4.0, juiz das Garantias.

“Justiça Restaurativa: Sistema de Educação e Ambiência Institucional” foi o tema da palestra de abertura do segundo dia do Encontro, realizada na manhã desta quinta-feira (6/6). 

A palestrante e assessora de relações institucionais do Núcleo de Justiça Restaurativa, Katiane Boschetti da Silveira,  abordou os princípios e valores da Justiça Restaurativa no Judiciário Estadual, com ênfase nos exemplos e bons números apresentados pela metodologia na atuação junto a jovens, pertencentes à comunidade escolar, e adultos, com servidores públicos de Mato Grosso.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, com a exposição foi possível perceber como o Judiciário mato-grossense está à frente, em comparativo aos demais tribunais, sobre o tema Justiça Restaurativa (JR).

Desembargador Froz Sobrinho concede entrevista. Atrás dele, fundo de palco com marca do CONSEPRE

 “A girafa (símbolo da JR) aqui em Mato Grosso já está num movimento mais rápido que em outros estados. A desembargadora Clarice e toda equipe estão de parabéns. O impacto disso é principalmente na desjudicialização, em ações que não serão movidas, que poderiam resultar em crimes ou indenizações, e a Justiça Restaurativa se antecipa, restaura e previne as ações humanas. É o Judiciário de forma preventiva, agindo na sociedade e solucionando conflitos. E por isso é que estamos institucionalizando essa prática também no Tribunal do Maranhão.”

Ao final dos trabalhos, os desembargadores e desembargadoras participantes irão elaborar uma Carta do Encontro, com os principais encaminhamentos e direcionamentos do evento.

Em pé, lado a lado, os juízes Rodrigo Nina, Gladiston Cutrim e Rodrigo Nina e o desembargador Froz Sobrinho, em frente a um banner do XI Consepre e esculturas de onças pintadas ao chão

CONSEPRE

O Consepre foi criado em novembro de 2021 da união do Conselho de Tribunais de Justiça e do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça, e tem como objetivo consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98) 2055-2023
 

GALERIA DE FOTOS