Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA e FIEMA inauguram Centro de Conciliação Empresarial 

A unidade irá proporcionar um ambiente neutro, seguro e especializado para a resolução de conflitos empresariais

26/02/2024
Amanda Campos

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) inauguraram nesta segunda-feira (26/2), o 2º Centro de Mediação e Conciliação Empresarial de São Luís, na Casa da Indústria Albano Franco, bloco B, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Cohama. A unidade funciona no 2º andar do prédio.

A iniciativa irá proporcionar um ambiente neutro, seguro e especializado para a resolução de conflitos empresariais, assegurando à sociedade e à classe empresarial a conciliação e a mediação de demandas de forma acessível, eficaz e efetiva.

Foto colorida mostra autoridades em pé, homens e mulheres, durante solenidade de inauguração do 2º Centro de Mediação e Conciliação de São Luís, na FIEMA. Na foto o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, fala ao microfone.

Durante a solenidade, o presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, ressaltou que o centro inaugurado reafirma o compromisso do Poder Judiciário em ampliar o acesso da população à Justiça, garantindo-lhe acesso eficaz e efetivo, com vistas ao combate à cultura do litígio e à pacificação social. “Hoje, ampliamos o nosso leque de Centros de Solução de Conflitos, inaugurando a 24ª unidade no Estado. Afinal, uma sociedade civilizada, comprometida com a sua evolução e o seu avanço institucional tem que encontrar os mecanismos para resolver seus conflitos por meio da conciliação. Fico feliz de inaugurarmos esse centro em parceria com a FIEMA, com o apoio do Edilson Baldez, esse empresário consciente de suas responsabilidades sociais, que tem sempre apoiado essas iniciativas do Poder Judiciário”, pontuou.

Foto colorida mostra autoridades em pé, durante solenidade de inauguração do 2º Centro de Mediação e Conciliação de São Luís, na FIEMA. Na foto o presidente da FIEMA, Edilson Bladez, fala ao microfone.

O presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador Gonçalo de Sousa Filho, enfatizou a importância da iniciativa em parceria com a FIEMA. “Por meio deste centro de solução de conflitos temático, queremos facilitar a vida das pessoas, aproximando o Judiciário da população e resolvendo seus conflitos. Aliás, esse tem sido um dos princípios norteadores da atual administração do Poder Judiciário maranhense”, frisou.

Foto colorida mostra autoridades em pé, homens e mulheres, durante solenidade de inauguração do 2º Centro de Mediação e Conciliação de São Luís, na FIEMA. Na foto o presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, fala ao microfone.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou a relevância da parceria firmada em benefício da sociedade.
“Esse projeto irá trazer para a FIEMA um importante serviço para a população. Para nós, é motivo de alegria, de satisfação, é mais um trabalho que nós estamos desempenhando dentro dos objetivos da nossa instituição, e essa aproximação com o Judiciário irá nos levar à facilitação na resolução de demandas da sociedade. O mais importante de tudo isso é o entendimento entre as pessoas, entre as empresas e com o poder público. Com esta iniciativa, todos sairão ganhando”, afirmou. 

Compareceram à solenidade as desembargadoras Márcia Chaves, Oriana Gomes e Francisca Galiza; o desembargador José Nilo Ribeiro; os juízes Marcelo Oka (coordenador do Nupemec/TJMA) e Arthur Gustavo; as juízas Alice Rocha e Sueli Feitosa (3ª vice-presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA); o subdefensor-geral, Paulo Costa; o diretor-geral do TJMA, Carlos Anderson Ferreira; o presidente da Fecomércio, Maurício Feijó; o diretor-superintendente do Sebrae, Albertino Leal; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e vice-presidente da FIEMA, Celso Gonçalo; o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Cristiano Fernandes; o presidente da AJE, Felipe Mesquita; o presidente do CIEMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Cláudio Azevedo; o vice-presidente executivo da FIEMA, Fábio Nahuz; o 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda da Costa; o vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner; o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima; o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda; a coordenadora regional do IEL, Michelle Frota; a diretora da FIEMA, Francina de Andrade e a 2ª secretária da FIEMA, Leonor de Carvalho.

CENTRO  

Foto colorida mostra conciliadora sentada atendendo uma cidadã, no 2º Centro de Mediação e Conciliação Empresarial, inaugurado na FIEMA.

O 2º Centro de Mediação e Conciliação Empresarial de São Luís será voltado ao tratamento adequado de conflitos, nas fases pré-processual (sem ação judicial) e processual (com ação judicial).

O Centro será vinculado ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMA, presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Diversos tipos de demandas poderão ser solucionados no Centro inaugurado, tais como: Marcas e patentes; Fundo de comércio; Disputa de propriedade para construção de empreendimentos; Cobrança indevida no setor industrial; Litígios envolvendo indústrias e empresas de todo o Estado.

AGENDAMENTO

Para agendar uma audiência, os(as) interessados(as) devem comparecer ao Centro ou preencher formulário eletrônico disponível no Portal do TJMA. O email para contato é o 2centroempresarial_slz@tjma.jus.br . As audiências acontecerão de forma presencial ou por videoconferência.

 

Confira o Álbum de Fotos, da fotógrafa Josy Lord, no Flickr do TJMA.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4373

 

GALERIA DE FOTOS