Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Judiciário de Magalhães de Almeida celebra 79 casamentos

SEGURANÇA E AMPARO LEGAL DO CASAMENTO CIVIL

Publicado em 24 de Out de 2023, 8h35. Atualizado em 24 de Out de 2023, 10h06
Por ASSCOM CGJMA

Uma celebração de Casamento Comunitário reuniu 79 casais de noivos e noivas da comunidade de Magalhães de Almeida, na região do leste maranhense, na noite do dia 18 de outubro.

A cerimônia proporcionou o casamento civil a casais de baixa renda da cidade, que foram isentos do pagamento das custas cartorárias (pouco mais de R$ 500,00), por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”, realizado pelo Poder Judiciário do Maranhão, por meio da Corregedoria Geral da Justiça e do Fórum.

Dentre os casais beneficiados pelo projeto estavam Antônio Carvalho Sousa, 78 anos e Josefa Gonçalves Braga, 63 anos, que formavam o par mais idoso. E o casal Carlos Almeida Fortes, 24 anos e Hellory Cristina Ramos Oliveira, 19 anos, o mais jovem.

A juíza Muryelle Leite Gonçalves, da Comarca de Magalhães de Almeida, presidiu a solenidade e celebrou, individualmente, todos os casamentos, na Praça de Eventos "Victório Francisco de Araújo", que recebeu tapete vermelho e decoração nas cores dourado, verde e azul.

Também estavam presentes à solenidade o prefeito municipal, Nonato Carvalho, a secretária de assistência social, Luzia Santos e o tabelião do cartório, Guilherme Gazzinellli.

SEGURANÇA E AMPARO LEGAL DO CASAMENTO

Em seu discurso aos casais, a juíza falou sobre as vantagens de formalizar o casamento civil diante da lei.

“A oficialização do matrimônio objetiva dar mais segurança e amparo legal ao casal. Para muitos isso pode parecer desnecessário, mas eu lhes garanto: a formalidade nos
protege. Protege o núcleo familiar, o casal, a família”, disse a juíza, em sua mensagem aos noivos e noivas presentes", disse.

A cerimônia teve a participação especial da orquestra municipal e do balé infantil, que fizeram apresentações aos casais e convidados. Ao final, teve sorteio de brindes oferecido aos noivos por parceiros na organização do evento.

A organização da estrutura para receber os casais teve o apoio da Secretaria de Assistência Social, do CRAS e do Cartório do Ofício Único da cidade, que providenciaram o espaço físico, a decoração e os grupos culturais.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS