Poder Judiciário/Mídias/Notícias

CGJ-MA e parceiros entregam títulos de propriedade de imóveis em São José de Ribamar

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA DE INTERESSE SOCIAL - REURB-S

Publicado em 24 de Jul de 2023, 14h45. Atualizado em 25 de Jul de 2023, 11h01
Por ASSCOM CGJMA

Centenas de moradores do bairro Vila Kiola, em São José de Ribamar, foram beneficiadas com a titulação de propriedade de imóveis, por meio do Projeto “Registro de Todos”, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), no dia 19 de julho, às 9 horas.

A entrega dos títulos foi realizada em conjunto pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Prefeitura Municipal de São José de Ribamar e Cartório do 1ª Ofício local, que entregaram 83 títulos de imóveis a donas de casa, no pátio da Unidade Integrada Nice Lobão, com a presença de autoridades da Justiça, do Executivo Municipal e famílias beneficiadas.

Estavam presentes na cerimônia o prefeito Júlio Cesar Matos, a secretária municipal de regularização fundiária, Ana Carolina Leda Alves da Costa; a secretária geral do Núcleo de Governança Fundiária (CGJ-MA), Marília Linhares Chaves e o tabelião substituto do 1º Ofício de São José de Ribamar, Clemilson Sousa Moura.

A solenidade integra as ações visando à realização da "Semana de Regularização Fundiária Solo Seguro", que será promovida no período de 28 de agosto a 1º de setembro, em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça,  seguindo o Provimento nº 144/2023. Esta é a primeira edição do mutirão, com o objetivo de promover a legalização de núcleos informais de habitação nos estados da Amazônia Legal - dentre eles o Maranhão..

De acordo com informações da secretária do NGF/CGJ-MA, Marília Linhares, a previsão da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão é efetuar a entrega de  312 títulos durante a Semana, em São José de Ribamar. A próxima etapa do projeto será realizada no dia 31 de agosto.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA DE INTERESSE SOCIAL - REURB-S

A legitimação da propriedade dos imóveis resultou de ações conjuntas na modalidade "Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – REURB-S", que busca garantir o direito à moradia para a população de baixa renda que reside em assentamentos informais localizados nas áreas urbanas, que já beneficiou milhares de maranhenses com a garantia do Direito à Moradia.

As ações são realizadas pelos órgãos parceiros, conforme a sua área de atuação, após assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Corregedoria Geral da Justiça por meio do Projeto "Registro para Todos", conforme regras estabelecidas pela Lei nº 13.465/2017, e no Decreto Federal 9.310/2018, que tratam da regularização fundiária e urbana no país.

O Projeto "Registro para Todos" viabiliza a execução efetiva da Política Pública de Regularização Fundiária Urbana, para assegurar o direito de propriedade para ocupantes de bairros, núcleos comunitários e assentamentos urbanos concretizando o sonho de milhares de maranhenses à titularidade da posse da terra, aos que dispõem somente do exercício da posse.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS