Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Conciliação Itinerante realiza 350 atendimentos na Região Tocantina

O montante negociado em Imperatriz e Estreito foi de R$ 381 mil reais

Publicado em 17 de Jul de 2023, 15h00. Atualizado em 18 de Jul de 2023, 11h51
Por Amanda Campos

Durante a sexta edição de 2023 da Conciliação Itinerante, no período de 10 a 14 de julho, cidadãos e cidadãs solucionaram os mais diversos tipos de conflitos, de forma rápida, simples e gratuita, em Imperatriz e Estreito, na Região Tocantina.

De acordo com dados enviados pela coordenação do projeto, foram registrados 350 atendimentos à população, dentre 253 audiências realizadas, 76 acordos entre as partes, que resultaram no montante de R$ 381.395,40, além de serviços diversos.

O projeto é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Gonçalo Filho e coordenado pelo juiz Marcelo Oka.

Foto colorida horizontal posada mostra desembargador Gonçalo Filho, juízes Pedro Guimarães e Bruno Nayro, ao lado de servidores e servidoras do Judiciário e de órgãos parceiros, na Secretaria Municipal de Assistência Social em Estreito.

O presidente do Nupemec/TJMA, desembargador José Gonçalo Filho, fez um balanço positivo da iniciativa, ressaltando a importância do projeto Conciliação Itinerante com vistas à pacificação social. “O balanço da ação foi super positivo. Durante o evento, muitas pessoas em Imperatriz e Estreito procuraram a nossa equipe para resolver suas demandas por meio da conciliação. Afinal, esse é o intuito do projeto: facilitar o acesso da sociedade à Justiça”, pontuou.

A edição foi coordenada pelo juiz Pedro Guimarães Júnior, coordenador do 3º Centro de Solução de Conflitos de São Luís (Uniceuma, Campus I, Renascença II). O magistrado enalteceu a parceria firmada entre a Justiça e a Faculdade Ceuma, em Imperatriz, e com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura, em Estreito. “Essas parcerias entre o Judiciário e as instituições sempre trazem bons frutos, sobretudo para a sociedade, ao contribuírem para uma melhor prestação jurisdicional”, frisou.

Participaram do evento os juízes Bruno Nayro (diretor do Fórum de Estreito), Carlos Eduardo Coelho (diretor substituto do Fórum de Estreito) e Adolfo Pires da Fonseca (titular da 2ª Vara de Família de Imperatriz e coordenador do 2º Cejusc da Comarca, instalado na Universidade Ceuma); servidores e servidoras da Justiça e de instituições parceiras.

CONCILIAÇÃO

Todas as sessões da sexta edição de 2023 do projeto Conciliação Itinerante foram devidamente conduzidas por conciliadores e conciliadoras do TJMA, com o apoio de servidores e servidoras da Justiça.

Dentre as audiências processuais (com processo em andamento) e pré-processuais (sem processo), 128 foram realizadas por videoconferência e 125 foram presenciais.

O juiz Pedro Guimarães explicou que as audiências virtuais têm sido uma tendência durante o projeto Conciliação Itinerante. “Durante o evento, muitas pessoas procuraram as salas virtuais de audiências, que facilitam muito o processo, por não exigirem o deslocamento das partes. Isso tem sido uma tendência durante o projeto bem como no dia a dia no interior”, disse.

Na oportunidade, os cidadãos e as cidadãs resolveram questões, de natureza cível ou de família, tais como: divórcio, pensão alimentícia, coleta de material para exame de DNA, guarda de filhos, divisão de bens, problemas de vizinhança, acesso a plataformas digitais de conciliação, orientações jurídicas, dentre outras.

Foto colorida horizontal mostra pessoas em pé aguardando atendimento no projeto Conciliação Itinerante, em Estreito, na Secretaria Municipal.


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

 

GALERIA DE FOTOS