Poder Judiciário/Mídias/Notícias

Nova extensão do PJe permite identificar inconsistências e pendências cadastrais

Tutoriais explicam forma de instalação e uso da nova extensão

10/07/2023
Izaque Botelho

A Diretoria de Informática do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) lançou na quinta-feira (6/7) uma extensão junto ao sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe), para consultas avançadas em processos. A nova ferramenta - disponível para os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome - busca possibilitar maior praticidade ao serviço dos servidores e servidoras da Justiça maranhense. 

A “Extensão TJMA-PJE” identifica o número do processo no site do Processo Judicial Eletrônico (PJe) do Tribunal de Justiça do Maranhão, busca informações adicionais sobre inconsistências cadastrais, identificação de partes já falecidas, problemas e avisos referentes ao processo identificado. Caso nenhuma informação seja encontrada, é exibida a mensagem "Nada a informar".

O servidor ou servidora agora pode descobrir inconsistências cadastrais (data de abertura diferente, processos parados há mais de 100 dias etc.) a serem retificadas; identificar possíveis ações pendentes e necessárias para o andamento de um determinado processo; erros no status da migração/virtualização processual. 

A ferramenta também se comunica com o sistema de Registro Civil (Regesta). Na prática, o(a) usuário(a) ganha acesso rápido ao banco de dados do Regesta, possibilitando a identificação de certidões de óbito e de homônimos, por exemplo. 

Por meio da extensão, é possível também ter acesso facilitado à plataforma NUGEPNAC, com a disponibilização das informações relativas aos temas do STF e do STJ. Dessa forma, o(a) servidor(a) pode conhecer informações relativas ao tema, bem como buscar sobre termos presentes na tese processual. A ideia é que com os dados, os usuários(as) consigam decidir sobre casos de ação repetitiva.

O acesso a “Extensão TJMA-PJE” é feito automaticamente através do acesso ao PJe, assim, é preciso estar sempre logado(a) ao PJe para utilizar a ferramenta.

COMO INSTALAR A NOVA EXTENSÃO

Mozilla Firefox 

O usuário deve clicar no ícone “extensões” na barra de ferramentas e procurar por “PJe TJMA”. Em seguida, deve clicar no primeiro resultado com o nome “Extensão TJMA-PJE”. Depois, clicar em “Adicionar ao Firefox”, aceitar a permissão no comando “adicionar” e depois confirmar com “ok”. Após instalada, o ícone da nova extensão deve aparecer na barra de ferramentas.

Google Chrome

Na barra de ferramentas, o usuário deve clicar nos “três pontinhos verticais”, depois em “Extensões” para acessar a Chrome Web Store. Lá, deve-se pesquisar pelo termo “PJe TJMA”.  Em seguida, deve clicar no primeiro resultado com o nome “Extensão TJMA-PJE”. Depois, clique em “Usar no Google Chrome”, confirme o comando com “Adicionar extensão”. Após instalada, o ícone da nova extensão deve aparecer na barra de ferramentas. Assista ao vídeo!  

COMO UTILIZAR A EXTENSÃO

 Assista ao vídeo!


Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 3198-4370

GALERIA DE FOTOS