Poder Judiciário/Mídias/Notícias

TJMA homenageia Durval Soares da Fonseca em inauguração de nova sede da Informática

Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação passa a funcionar em prédio onde trabalhou e que ganhou nome do homenageado, pai do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ

Publicado em 10 de Nov de 2025, 15h54. Atualizado em 10 de Nov de 2025, 19h18
Por Ascom/TJMA

O Tribunal de Justiça do Maranhão inaugurou, nesta segunda-feira (10/11), as novas instalações da sua Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), no prédio que pertenceu ao Banco do Brasil, na Avenida Pedro II, nº 78, Centro de São Luís. O edifício recentemente adquirido pelo TJMA ganhou o nome de Durval Soares da Fonseca (falecido em junho de 1999), que trabalhou durante 42 anos na instituição financeira, como escriturário, advogado e chefe da Assessoria Jurídica do BB no estado.

Presentes ao evento conduzido pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, filhos e filhas do homenageado, entre eles e elas, o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e a chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Tereza Fonseca, agradeceram ao Judiciário maranhense pela homenagem prestada.

Presidente Froz, como servidora deste Tribunal de Justiça, como cidadã maranhense e, sobretudo, como filha de Durval Soares da Fonseca, quero, em nome de toda a nossa família, expressar nossa mais profunda e comovida gratidão por essa distinção tão nobre", agradeceu a servidora Tereza Fonseca.

Hoje, a obra do meu pai, Durval Soares da Fonseca, e a generosidade do Tribunal de Justiça realizam este momento inesquecível para toda a nossa família, para a comunidade do Maranhão", orgulhou-se o ministro Reynaldo Soares da Fonseca. 

Nós vamos imortalizar um prédio histórico do Maranhão, nós vamos imortalizar os serviços da Justiça e imortalizar as virtudes do doutor Durval", destacou o desembargador Froz Sobrinho, que definiu o homenageado como "um homem honrado, um homem que se dedicou às causas da justiça”.

Além das pessoas que se pronunciaram, compareceram à solenidade, os filhos e filhas Maria de Fátima Soares da Fonseca, Luiz Alfredo Soares da Fonseca, João Soares da Fonseca, Durval Soares da Fonseca Júnior e pessoas de várias gerações da família do homenageado. O também filho Antônio Augusto Soares da Fonseca enviou mensagem de desculpa por não poder comparecer.

A solenidade contou também com a presença de vários desembargadores e desembargadoras do TJMA, entre eles o vice-presidente da Corte, Raimundo Bogéa; o corregedor-geral da Justiça, José Luiz Almeida; o corregedor-geral do Foro Extrajudicial, José Jorge Figueiredo; e o presidente da Comissão de Informática e presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Jorge Rachid.

Eu estou muito feliz com essa inauguração de hoje. Primeiro, pela facilidade que nós teremos – para os nossos colegas da informática trabalharem. Segundo, a justa homenagem ao doutor Durval. Sempre foi um homem educadíssimo e representava, juridicamente, muito bem o Banco do Brasil", disse o desembargador Jorge Rachid. 

NOVAS INSTALAÇÕES

As novas instalações da DTIC, no segundo e terceiro pavimentos do prédio, abrigam cerca de 220 pessoas, das quais 160 servidores e servidoras, além de profissionais terceirizados/as. A agência do Banco do Brasil ainda funciona, temporariamente, no piso térreo do edifício.

Foto horizontal da Inauguração da DTIC - Central de Inteligência. Um grupo de cerca de sete oito pessoas, vestidas com trajes sociais (principalmente ternos escuros), está reunido olhando para uma grande tela na parede. Há uma mulher no grupo (a segunda da esquerda para a direita) vestida de branco. O espaço é moderno, com paredes claras, piso laminado claro e iluminação forte. O ponto focal da imagem é uma grande tela de monitoramento, exibindo vários gráficos e dados em tempo real. As cores predominantes nos gráficos são preto, verde, amarelo e vermelho, tipicamente usadas em painéis de controle (dashboards).

“Contemplamos, aqui, instalações modernas e amplas, que representam não apenas uma melhoria estrutural, mas o reconhecimento institucional da relevância estratégica da TI para a excelência dos serviços jurisdicionais”, relatou o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMA, Cláudio Sampaio.

A chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, Tereza Fonseca, expressou gratidão e estendeu o agradecimento à família, mencionando a mãe Maria Thereza, a irmã Maria Lúcia (em memória), irmãos, netos, sobrinhos e bisnetos. 

Descreveu a homenagem ao pai como um momento de imensa alegria e honra. Disse que, além de um profissional competente, responsável e íntegro, era amante das letras, leitor voraz e, em sua juventude, integrava grupos literários da cidade. E que, até a sua partida, foi um amigo e uma presença na Academia Maranhense de Letras, o que levou o professor Nascimento de Morais a declarar que o Banco do Brasil havia subtraído um futuro imortal.

Foto horizontal da Inauguração da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A imagem mostra a servidora do TJMA Tereza Fonseca discursando. É uma mulher de meia-idade, sorrindo e falando. Ela veste uma blusa branca e usa grandes brincos redondos dourados. Ela segura um microfone e está no meio de um discurso.

“Como filha e como um consenso junto aos meus irmãos e ao meu marido, pode-se afirmar que o maior cargo ocupado por Durval Soares da Fonseca, durante sua passagem terrena, foi o de ser um homem justo, generoso, solidário, presente nas alegrias e tristezas da sua família e de seus amigos, com um perfil elegante, refinado, sereno, firme e discreto”, destacou Tereza Fonseca.

ALEGRIA E GRATIDÃO

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca também falou da alegria e gratidão por estar em um local onde seu pai trabalhou por mais de três décadas. Mencionou o orgulho da família.

Foto horizontal da Inauguração da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A foto mostra o ministro Reynaldo Fonseca, do STJ, discursando. É um homem de meia-idade, vestindo um terno de cor marrom, camisa clara e uma gravata com padrão discreto. Ele está no meio de um discurso, segurando o microfone com a mão esquerda e gesticulando com a mão direita, com uma expressão atenta ou reflexiva. O fundo é claro, e há uma planta decorativa de folhas grandes e escuras.

“É uma honra para nós e, além de honra, é uma alegria”, reforçou o ministro. 

Referiu-se ao seu pai como um homem conservador, mas aberto ao diálogo e à vanguarda, numa alusão ao prédio em que trabalharam vários funcionários do BB e que, agora, recebe seu nome e sedia a tecnologia da informação e comunicação do TJMA, instituição a que agradeceu.

“Ao Tribunal de Justiça, que acolheu tantas pessoas, inclusive a mim, com 18 anos. Enquanto meu pai, foi o Banco do Brasil, a minha escola foi o TJ do Maranhão”, lembrou Reynaldo Soares da Fonseca.

LEGADO

Foto horizontal da Inauguração da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A imagem mostra o desembargador Froz Sobrinho, homem de meia-idade, vestindo um terno escuro com uma camisa branca e uma gravata com padrão vermelho. Ele está segurando um microfone com a mão esquerda e está  discursando, com o braço direito levantado e a mão aberta em um gesto de ênfase. O fundo é simples, de cor clara, com uma planta decorativa de folhas grandes e escuras à esquerda.

O presidente do TJMA agradeceu pelo empenho de todas as pessoas que tornaram possível a inauguração de um centro tecnológico moderno. Lembrou do processo de aquisição do prédio, parte do movimento de expandir as instalações do Judiciário maranhense no Centro de São Luís, preservando o patrimônio histórico imobiliário.

“É um prédio extremamente importante, que vai receber, ministro Reynaldo, o legado do doutor Durval. O doutor Durval, eu sei que amava isso aqui, amava o Banco do Brasil”, relatou Froz Sobrinho.

O desembargador informou que outros prédios próximos receberão, em breve, novos setores do Judiciário maranhense, e disse que o edifício que agora leva o nome de Durval Soares da Fonseca será plenamente utilizado pelo TJMA.

“Vamos imortalizar o nome do doutor Durval Soares da Fonseca, dando o que a gente sabe fazer de melhor: entregando os nossos serviços. Nossos serviços com qualidade, nossos serviços com eficiência, atendendo a todos que aqui aportarem nesse querido prédio que, para mim, é um orgulho, para mim, é uma alegria”, finalizou Froz Sobrinho.

Foto horizontal da Inauguração da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. A imagem mostra quatro pessoas, incluindo o desembargador Froz Sobrinho (segundo da direita), reunidas. Um homem à esquerda está com a mão no ombro de outro, e ambos sorriem. O desembargador Froz Sobrinho e a mulher ao lado dele estão segurando a fita vermelha. As pessoas estão desvelando uma placa de homenagem com a foto de um homenageado. Um quadro com a foto de um homem mais velho, de óculos, vestindo camisa e gravata, está pendurado na parede. A fita vermelha está na frente, cobrindo o que seria uma placa descritiva abaixo da foto ou a parte inferior da moldura.

Depois da bênção das instalações pelo diácono Fábio Martins, foram descerradas as placas de inauguração e de homenagem a Durval Soares da Fonseca, pelo presidente do TJMA e familiares do homenageado.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Estado da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão; a procuradora-geral de São Luís, Valdélia Campos, representando o prefeito Eduardo Braide. O diretor do Foro da Justiça Federal, juiz George Ribeiro da Silva; e o presidente da Associação dos Magistrados Maranhão, juiz Marco Adriano Fonseca, além de juízas e juízes, diretores/as, coordenadores/as, chefes de núcleos, servidores/as do Tribunal, acadêmicos/as e professores/as, entre outros/as.

HOMENAGEADO

Natural de São Luís (6 de agosto de 1927), Durval Soares da Fonseca era filho de João Viana da Fonseca e Carmina Soares da Fonseca e teve como esposa Maria Thereza Soares da Fonseca. Cursou o ensino fundamental no Colégio Maranhense – irmãos Maristas e científico no Liceu Maranhense.

Tonou-se bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Maranhão. Fez pós-graduação em Processo Civil, com a tese “Embargos do Devedor”, pela Fundação Getúlio Vargas, e em Direito Bancário, numa parceria do Banco do Brasil com a FGV.

Fez também o curso de atualização em Crédito Agrícola, pelo BB, instituição para a qual foi aprovado em concurso público para o cargo de escriturário, depois aprovado no concurso para Advogado da instituição, foi chefe da Assessoria Jurídica do BB no estado e presidente da Associação Atlética do banco (AABB) no Maranhão.

Foi, ainda, funcionário da Rede Ferroviária Federal (RFFSA); conselheiro da Seccional da OAB/MA; secretário da mesma Ordem; desembargador eleitoral (jurista) do TRE-MA  (mandatos: 77-79 e 79-81), advogado militante (décadas de 1960/70/80 /90) e recebeu várias medalhas, dentre elas da Academia Maranhense de Letras.

Foto horizontal da Inauguração da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Mostra uma vista aérea de um edifício em uma área urbana. O foco principal é um prédio de arquitetura mais robusta e verticalizada, pintado em cores claras (branco/azul claro) com detalhes em azulejos ou faixas azuis escuras. Há uma inscrição na fachada que diz: "ANEXO TJMA - EDIFÍCIO DURVAL SOARES DA FONSECA". No topo, há um telhado de cor terracota/laranja e sistemas de ar-condicionado visíveis. O edifício está situado em uma esquina, e as ruas ao redor estão visíveis. Há vários carros estacionados na rua lateral (que tem uma árvore frondosa) e na frente do prédio.

Veja álbum de fotos de Ribamar Pinheiro com colaboração de Márcio Rodrigo (fotos aéreas).

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98) 2055-2024

GALERIA DE FOTOS