Nos dias 11 e 12 de abril a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) realiza plano tático na Comarca de Vargem Grande, com o objetivo de auxiliar a unidade no cumprimento das metas nacionais, melhorar a gestão processual e a prestação de serviços à população. A ação é realizada por meio da Coordenadoria de Planejamento e Inovação da CGJ, sob supervisão da juíza Tereza Nina.
A visita estratégica está prevista no Plano de Gestão da CGJ – Biênio 2022/2024, atende à Diretriz 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que recomenda às corregedorias de Justiça do país, “Desenvolver projeto de trabalho junto às unidades jurisdicionais com maior dificuldade em atingir as metas nacionais 1 e 2 ou com recorrente excesso de prazo de conclusão”.
Na abertura, a magistrada detalhou o modo de trabalho desenvolvido, além da abordagem humanizada pensada pelo desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça. “Vamos apresentar e estudar em conjunto as ferramentas para melhorar a gestão de processos judiciais de Vargem Grande. Teremos aulas detalhadas sobre os sistemas PJe e Termojuris, fazendo um raio-x da Secretaria e Gabinete, para posterior construção de um plano de ação a partir dos pontos fortes e fracos identificados ao longo do plano tático”, pontuou a juíza Tereza Nina.
O juiz Paulo de Assis Ribeiro, titular da Comarca de Vargem Grande, relatou a demanda crescente de novos processos, as dificuldades encontradas na comarca para a entrega da prestação jurisdicional, e reafirmou a necessidade da ajuda da Corregedoria para superação dos problemas.
A equipe da Corregedoria em Vargem Grande também é composta pelas servidoras Luciana Baía, coordenadora de Planejamento e Inovação da CGJ; Norma Diniz, supervisora de Projetos e Padronização; Anna Carolina Vale, secretária judicial da 5ª Vara Cível de São Luís; e a assessora Alyne Portilho; além do servidor Maycon Silva, da Divisão de Estatística.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br